• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Desporto

Marc Márquez e Gresini: poderá o «casamento» concretizar-se e passar dos rumores?

by Redação
Setembro 8, 2023
in Destaque Desporto
0
Marc Márquez e Gresini: poderá o «casamento» concretizar-se e passar dos rumores?

Fonte:/ Gold & Goose / Red Bull Content Pool

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Antes do GP de San Marino de MotoGP, esta quinta-feira os rumores do paddock deram conta de uma surpreendente mudança de Marc Márquez para a Gresini – acompanhado dos patrocinadores Red Bull e Repsol. Mas terá o assunto da especulação possibilidades de se tornar uma realidade confirmada? Analisamos aqui alguns pontos desta possível «bomba» do mercado de pilotos.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

  1. Contrato de Marc Márquez
    Márquez tem contrato com a Honda até ao fim de 2024. Por isso mesmo, a sua saída da equipa atual implica uma rescisão contratual – seja ou não por mútuo consentimento. O piloto rejeita a especulação, mas o vínculo atual não seria dos maiores impedimentos a uma mudança. Quebras contratuais – a bem ou a mal – já aconteceram por mais do que uma vez no passado, portanto este não é um muro intransponível. E a Honda já deixou a porta de saída aberta a Márquez.
  2. Repsol
    Um dos maiores obstáculos à concretização dos rumores de ontem pode estar na Repsol. A petrolífera está há décadas ligadas à Honda e o contrato é até ao fim do próximo ano. Rescisões com patrocinadores são processos mais complicados do que rescisões com pilotos. Não podemos, porém, saber se o contrato entre Repsol e Honda é de exclusividade: outras empresas patrocinam mais do que uma equipa, mesmo sem serem patrocinadoras principais de todas elas. Por outro lado, a Ducati fornece as motos da Gresini e trabalha com a rival da Repsol – a Shell. Pode esta parceria inviabilizar uma eventual associação da Repsol com a Gresini ou um dos seus pilotos? É uma pergunta para a qual não há resposta neste momento. A Gresini tem como um dos seus patrocinadores a também petrolífera Federal Oil, mas não tem, de perto nem de longe, a dimensão da Repsol ou da Shell.
  3. Red Bull
    A Red Bull também está ligada à Honda, mas não só não é patrocinadora principal, como também patrocina outros pilotos e equipas atualmente. É, inclusive, patrocinadora principal da KTM. Por isso, não nos parece que existisse algum entrave com a mudança desta marca para a Gresini junto com Márquez – que é um dos pilotos que patrocina diretamente.
  4. De equipa de fábrica para equipa satélite
    Desde que em 2013 chegou ao MotoGP, Márquez sempre esteve na equipa de fábrica da Honda com o material mais recente. Na Gresini teria de se resignar com uma equipa satélite e uma moto menos atualizada – a Ducati só tem condições de disponibilizar motos de fábrica a uma equipa satélite e essa é a Pramac. Não será o contexto mais apetecível para um piloto que pretende regressar o quanto antes à luta pelos títulos. A Pramac continua a ter uma vaga oficialmente em aberto, que poderia ser mais lógica para Márquez. No entanto, Franco Morbidelli é apontado como o favorito à moto.
  5. Interesse da Ducati
    Embora a Ducati não possa influenciar totalmente as decisões das suas equipas satélite quanto a pilotos, já disse por mais do que uma vez que um piloto como Márquez não encaixa no seu projeto e filosofia. A ideia é dar oportunidades aos mais jovens e desenvolvê-los, numa estratégia que tem dado frutos com pilotos como Enea Bastianini, Francesco Bagnaia, Jorge Martín ou Marco Bezzecchi.
  6. Gresini
    Se Márquez levasse consigo a Red Bull e a Repsol, pagar um ordenado alto poderia não ser um obstáculo incontornável para a Gresini. De facto, a chegada do #93 e de patrocinadores desse calibre seria uma mais-valia para a equipa fundada por Fausto Gresini – que teria muito a ganhar em exposição mediática e em encaixes financeiros.
  7. Outros candidatos
    Caso exista vontade e disponibilidade da Gresini para contratar Márquez, a questão dos outros potenciais candidatos ao lugar seria secundária: mesmo com Franco Morbidelli disponível, atualmente há poucos ou nenhuns pilotos que estejam livres e que sejam mais apetecíveis do que Márquez. Um desses poderia ser Jack Miller, cujo futuro na KTM poderá estar em dúvida com a necessidade de encontrar espaço para Pedro Acosta. O australiano tem contrato, mas não significa que não possa existir uma rescisão – até porque os resultados têm estado aquém das expectativas.

Tags: 2023DucatiHondaMotoGPNoticias

Related

Autódromo do Algarve forma dezenas de novos comissários de pista

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Autódromo do Algarve forma dezenas de novos comissários de pista

O Autódromo Internacional do Algarve, através do AIA Motor Clube, realizou este sábado uma ação de formação destinada a novos comissários e outros no ativo. Palco das provas...

Read moreDetails

Barcelos acolheu arranque do Nacional de Trial com triunfo de Diogo Vieira

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Barcelos acolheu arranque do Nacional de Trial com triunfo de Diogo Vieira

O Campeonato Nacional de Trial arrancou estre fim de semana em Barcelos, mais concretamente em Oliveira junto do Santuário de Nossa Senhora do Facho – com corridas interessantes...

Read moreDetails

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

António Maio ganhou este fim de semana o XXXVII TH Clothes Raid Ferraria na classe Trail, a bordo da Yamaha Ténéré 700 neste seu novo projeto com a...

Read moreDetails

Emoções fortes no arranque do Nacional de Flat Track em Chaves

by Bernhard Cousin
Maio 21, 2025
0
Emoções fortes no arranque do Nacional de Flat Track em Chaves

Chaves serviu de palco ao arranque da nova época do Campeonato Nacional de Flat Track – na oval do estádio da Associação Desportiva Flaviense no passado dia 17...

Read moreDetails

Poderá o futuro de Jonathan Rea passar por uma Ducati no WSBK?

by Redação
Maio 21, 2025
0
Poderá o futuro de Jonathan Rea passar por uma Ducati no WSBK?

© photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Pirelli no MotoGP… e Michelin no WSBK em 2027

by Redação
Maio 21, 2025
0
Pirelli no MotoGP… e Michelin no WSBK em 2027

PhotoPSP.com

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.