Este é o resultado de um estudo da empresa de navegação por satélite TomTom, que analisou os padrões do tráfego em 387 cidades de 55 países em 2023.
Os dados da TomTom mostram que, em Londres, no ano passado, uma viagem de três quilómetros nas estradas da cidade demorava, em média, 24 minutos, quando se utilizava o que a empresa chama de “tempo de viagem optimizado”. Se a distância fosse duplicada para seis quilómetros, o tempo ideal seria de 49 minutos. Em hora de ponta, essa viagem de seis quilómetros demoraria 88 minutos.
Estes tempos são provavelmente ligeiramente mais curtos se estiver numa moto e conseguir passar pelo trânsito, mas a TomTom diz que se pode esperar uma velocidade média de 24 km/h no centro da cidade de Londres.
Londres não foi a única cidade a registar um mau desempenho na avaliação da TomTom. A empresa holandesa também descobriu que Dublin era a cidade “mais congestionada nas horas de ponta” em 2023, com os utilizadores diários a perderem 153 horas com o trânsito na capital irlandesa.