• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Mobilidade Sustentável

Lixo para uns, tesouro para outros testarem a genialidade: Vapes usados «alimentam» eBike

by Daniel Rhodes
Dezembro 3, 2024
in Mobilidade Sustentável, Novidades - Actualidade
0
Lixo para uns, tesouro para outros testarem a genialidade: Vapes usados «alimentam» eBike

Source: rideapart

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Vivemos numa era de consumismo desenfreado, acompanhada por um preocupante aumento de desperdício. Desde plásticos descartáveis até dispositivos eletrónicos de uso único, a sociedade moderna tornou-se especialista em criar lixo. Mas e se o que descartamos pudesse ganhar uma nova vida?

Foi exatamente isso que o engenheiro elétrico e YouTuber britânico Chris Doel provou, ao transformar um problema ambiental numa solução prática: criar uma bateria funcional para uma bicicleta elétrica (e-bike) a partir de vapes descartados.

RelatedPosts

No Content Available

O problema dos vapes descartáveis

Os cigarros eletrónicos descartáveis, ou vapes, tornaram-se extremamente populares, mas são também responsáveis por um aumento preocupante de resíduos eletrónicos. Cada unidade contém uma bateria de lítio recarregável, mas as fabricantes impedem a reutilização destas baterias, levando milhões de dispositivos ainda úteis a serem descartados todos os anos.

No Reino Unido, estima-se que 260 milhões de vapes descartáveis sejam atirados ao lixo anualmente. Isto representa uma enorme oportunidade desperdiçada, já que as baterias desses dispositivos mantêm grande parte da sua vida útil intacta.

A ideia de Chris Doel

Chris Doel decidiu explorar o potencial oculto destes dispositivos descartados. Durante um festival de música, recolheu centenas de vapes abandonados e transformou-os na matéria-prima para um projeto ambicioso: criar uma bateria de alta capacidade para uma e-bike.

Com 130 baterias retiradas dos vapes, conseguiu montar uma unidade de 48 volts, suficiente para alimentar uma bicicleta elétrica. O processo envolveu o uso de módulos impressos em 3D para organizar as células de bateria, bem como uma cuidadosa gestão da conexão elétrica. O único componente adquirido foi o sistema de gestão da bateria (BMS), o que reduziu drasticamente o custo em comparação com uma bateria nova.

A bateria construída por Chris alimentou a sua e-bike durante 33 quilómetros sem necessidade de pedalar, um desempenho equiparável ao de muitas bicicletas elétricas disponíveis no mercado. No modo de assistência ao pedal, a autonomia poderia facilmente duplicar.

Chris também destacou outro problema de desperdício: os invólucros dos vapes, frequentemente feitos de alumínio reciclável, são igualmente descartados. Segundo o engenheiro, com a quantidade de alumínio recolhida seria possível até fabricar quadros de bicicletas.

Sistema põe à mostra consumismo

O projeto de Chris expõe de forma clara as falhas do atual sistema de produção e consumo. Ele demonstrou que as baterias usadas nos vapes têm capacidade para cerca de 300 ciclos de recarga, mas são descartadas após apenas um uso. Seguindo a sua abordagem, seria possível produzir dois milhões de baterias para e-bikes anualmente, apenas com o volume de vapes descartados no Reino Unido.

A realidade, como Chris explica, é que os produtos são deliberadamente projetados para serem descartáveis, permitindo aos fabricantes maximizar lucros enquanto ignoram o impacto ambiental.

O que podemos fazer?

Embora projetos como o de Chris Doel sejam inspiradores, a solução para o problema do desperdício requer mudanças profundas. A transformação começa com consumidores mais conscientes e com empresas que assumam a responsabilidade de criar produtos sustentáveis.

Não é necessário adotar um estilo de vida totalmente isento de desperdício, algo difícil de alcançar para muitos. No entanto, ser mais crítico com as nossas escolhas de consumo e mais proativo na reutilização do que descartamos pode fazer uma diferença significativa.

O trabalho de Chris Doel é um exemplo claro de como o lixo de hoje pode ser transformado no tesouro de amanhã. Apenas precisamos de engenho, criatividade e vontade para mudar o rumo do desperdício.

Tags: eBike Elétrica

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.