• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Junho 16, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Licenças de condução de motos –  proposta revolucionária na UE – aumentar a idade mínima e reduzir os limites de velocidade

by Carl Harrison
Setembro 27, 2023
in Destaque Comércio
0 0
0
Licenças de condução de motos –  proposta revolucionária na UE – aumentar a idade mínima e reduzir os limites de velocidade

Fonte:Motociclismo

0
SHARES
71
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Na Europa, há quem proponha baixar os limites de velocidade para as motos, e isso deixa-nos impressionados, até porque não se trata de uma brincadeira, mas de uma proposta que provém de nada mais nada menos do que a francesa Karima Delli, que não é uma deputada qualquer, mas sim a presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu.

Recentemente, explicámos como estamos a caminhar para uma simplificação do processo de obtenção de licenças para motos com o procedimento lançado a 18 de setembro do ano passado, que autoriza cursos de formação em vez de exames práticos para as categorias A2 e A. Em contrapartida, a proposta de alteração da diretiva da UE relativa à carta de condução, que visa aumentar a idade mínima para conduzir uma moto em função da cilindrada e, ao mesmo tempo, reduzir os limites de velocidade permitidos para as motos, vai no sentido oposto.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

É o que consta de uma série de alterações à proposta de resolução legislativa do Parlamento Europeu sobre a proposta de diretiva relativa à carta de condução. Como já foi referido, a autora é a deputada francesa Karima Delli, que preside à Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu, pelo que há mais uma razão para as levar a sério. O nobre objetivo do projeto de resolução legislativa é, obviamente, aumentar ainda mais a segurança rodoviária, a fim de alcançar a “Visão Zero”, que define o fim das mortes na estrada até 2050. As intenções não podem deixar de nos fazer concordar, muito menos esta última proposta que penaliza descaradamente os veículos de duas rodas até ao extremo do ridículo.

Fonte:Motociclismo

Eis as alterações em causa:

“Sem prejuízo do limite de velocidade em cada estrada estabelecido pelas autoridades nacionais, a velocidade máxima absoluta autorizada pelos Estados-Membros para os condutores de veículos da categoria A1 não deve exceder 90 km/h, para os condutores de veículos da categoria A2 não deve exceder 100 km/h, para os condutores de veículos da categoria A não deve exceder 110 km/h. Velocidade máxima de 90 km/h também para os quadriciclos pesados”.

Isto significa que, mesmo com uma carta de condução A, deixaria de ser possível atingir o limite de 130 km/h nas auto-estradas, o que é simplesmente absurdo e sem sentido e tem muito pouco, na nossa opinião, a ver com a segurança rodoviária.

Entre as propostas extravagantes, há também uma relativa ao aumento da idade mínima exigida para conduzir uma moto. Na prática, a idade mínima é aumentada em dois anos, consoante a cilindrada:

– 16 anos para a categoria AM, ou seja, ciclomotores;

– 18 anos para as categorias A1 e A2

– 20 anos para as motos da categoria A. No entanto, a autorização está condicionada à aquisição de, pelo menos, dois anos de experiência em motos da categoria A2.

No entanto, existe uma outra alteração que autorizaria os Estados da UE a aumentar a idade mínima para a emissão de uma licença AM para 18 anos, para a A2 para 20 anos e para a A para 22 anos.

Fonte:Motociclismo

Tratam-se de propostas e não há nada aprovado ou definitivo, no entanto reiteramos que são alterações apresentadas de forma oficial no âmbito de um projeto que visa alterar a diretiva europeia relativa à carta de condução. Parece-nos, no entanto, que, como infelizmente acontece muitas vezes, aqueles que se vêem na contingência de propor estas leis sabem provavelmente pouco sobre o assunto na prática. Concordamos que existe um problema de segurança rodoviária, falamos disso diariamente, inclusive no nosso site, mas estas propostas não nos parecem ir na direção desejada, limitando-se a penalizar os condutores de motociclos. Em vez disso, seria muito mais importante trabalhar urgentemente e de forma intensiva na preparação e na educação cívica daqueles que conduzem veículos, independentemente do número de rodas. Os Estados-Membros deveriam, portanto, trabalhar concretamente na manutenção das estradas e não na fixação de limites de velocidade diferentes e absurdos.

Related

Tags: 2023Licenças de conduçãoNoticiasUE
ADVERTISEMENT

Related

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

by Bernhard Cousin
Maio 24, 2025
0
Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

Marco histórico na Honda: ao todo, o construtor japonês já produziu 500 milhões de motociclos desde a sua fundação há 76 anos (1948). Tudo começou com a Dream...

Read moreDetails

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

by Bernhard Cousin
Maio 23, 2025
0
Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

A Yamaha Tricity 125 renova-se para 2025, uma scooter de três rodas ideal para o trânsito urbano, acessível e eficiente nas deslocações diárias. Com um design contemporâneo influenciado...

Read moreDetails

BMW Motorrad Concept RR, um olhar sobre o futuro das desportivas bávaras

by Bernhard Cousin
Maio 23, 2025
0
BMW Motorrad Concept RR, um olhar sobre o futuro das desportivas bávaras

A BMW Motorrad apresenta-se no Concorso d'Eleganza Villa d'Este com um novo conceito que aponta ao futuro das suas motos desportivas – a Concept RR. A inspiração reside...

Read moreDetails

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

by Bernhard Cousin
Maio 22, 2025
0
Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

Depois de anunciar que tinha alcançando os pressupostos para pagar aos credores dentro do prazo, a KTM AG revelou que o investimento vem da Bajaj. O fabricante indiano...

Read moreDetails

KTM AG respira de alívio ao garantir dinheiro para pagar aos credores a tempo

by Bernhard Cousin
Maio 21, 2025
0
KTM AG respira de alívio ao garantir dinheiro para pagar aos credores a tempo

Está salvaguardado o futuro da KTM AG, no âmbito do plano de reestruturação aprovado em fevereiro passado – sendo possível pagar aos credores o montante de 600 milhões...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.