Uma rara moto de competição Honda NSR500VF, uma das apenas 20 unidades fabricadas pela marca japonesa, está agora disponível para aquisição a um preço que fará muitos aficionados do motociclismo suspirar.
Esta máquina, proveniente da era dourada das corridas de motos de 500cc a dois tempos, representa um marco na história do Grande Prémio de motociclismo. Conhecidas pela sua potência brutal – cerca de 200 cavalos – e pelo seu peso-pluma de aproximadamente 120 kg, estas motos eram tão difíceis de pilotar quanto dispendiosas de construir e manter.
Para tornar as competições mais acessíveis às equipas privadas, a Honda desenvolveu a versão VF da NSR500, equipada com um motor V2 em vez do V4 mais complexo. Embora menos potente (cerca de 40 cv a menos), o V2 mostrou-se competitivo em determinadas circunstâncias, chegando mesmo a ser utilizado pela equipa de fábrica da Honda.
O exemplar em questão foi adquirido novo à Padgetts, especialista em motos de competição Honda, e foi pilotado em corridas no Reino Unido entre 1997 e 1999. Após a sua reforma das pistas, a moto foi preservada como peça de exposição.
Apesar de necessitar de alguns trabalhos de restauro para voltar a funcionar, a moto vem acompanhada de um extenso conjunto de peças originais, incluindo rodas Marvic, ferramentas especiais HRC, carretos e componentes internos do motor.
O leilão desta raridade tem um valor estimado entre 81.000 e 105.000 euros (70.000 a 90.000 libras), mas dada a sua singularidade, o preço final poderá surpreender até os mais otimistas.
Para os entusiastas do motociclismo de competição, esta Honda NSR500VF representa uma oportunidade única de possuir um pedaço da história das corridas, ainda que a um preço verdadeiramente excecional.