• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Leis anti-ruído trazem mudanças no mercado de escapes para motos e DB Killers deixam de ser removíveis

by Daniel Rhodes
Março 20, 2025
in Novidades - Actualidade
0

Source: Akrapovic

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A recente aprovação de novas disposições anti-manipulação para sistemas de silenciadores de escape opcional promete alterar significativamente o mercado de motos na Europa. As medidas, que integram a terceira série de alterações ao Regulamento n.º 92 da ONU, impossibilitam a remoção dos dispositivos conhecidos como «DB Killers», tornando mais difícil a manipulação dos escapes para aumento de ruído.

A Associação Europeia dos Fabricantes de Motociclos (ACEM), representando 17 grandes fabricantes do setor, incluindo marcas como BMW Motorrad, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Yamaha e Triumph, manifestou apoio às novas disposições. A entidade reconhece a crescente preocupação de cidadãos e reguladores em relação à poluição sonora e destaca que os limites máximos de emissão de ruído têm sido regulados na União Europeia desde os anos 90.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

A evolução destas regulamentações é fruto de uma colaboração entre a ACEM, os fabricantes de escapes pós-venda e a Associação Internacional de Fabricantes de Motociclos (IMMA). Em 2023, estas entidades publicaram diretrizes específicas para combater a manipulação dos sistemas de escape, influenciando diretamente a elaboração das novas regras.

Antonio Perlot, Secretário-Geral da ACEM, destacou a importância da adoção destas medidas: ‘Esta decisão representa um passo significativo para assegurar que os sistemas de escape de substituição cumprem os padrões regulamentares. Ao reduzir o ruído excessivo, estas regras vão ao encontro das preocupações dos cidadãos e dos decisores políticos’.

A decisão final foi tomada durante a 80.ª sessão do UNECE GRBP em setembro de 2024, sendo posteriormente validada em março de 2025 pelo WP.29. O Regulamento-quadro de Homologação da UE (UE) 168/2013 obriga a aplicação dos Regulamentos da UNECE n.º 92 e n.º 41, que regulam respetivamente os escapes pós-venda e os sistemas de escape originais dos motos.

Estas regras são desenvolvidas e mantidas pelo Grupo de Trabalho para o Ruído e Pneus (GRBP), dentro do âmbito do Fórum Mundial para a Harmonização de Regulamentos de Veículos (WP.29), sob a alçada da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE).

A medida representa um avanço na regulamentação ambiental e na promoção de um motociclismo mais responsável. Contudo, alguns entusiastas do motociclismo argumentam que a restrição pode limitar a personalização das motos, um aspeto essencial para muitos adeptos. Apesar disso, espera-se que a nova legislação reduza significativamente a poluição sonora, contribuindo para um ambiente urbano mais tranquilo e equilibrado.

Tags: Noticias

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.