• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 26, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Kymco Ionex – nova realidade para a mobilidade eléctrica?

by Redação
Dezembro 27, 2023
in Destaque Comércio, Mobilidade Sustentável
0
Kymco Ionex – nova realidade para a mobilidade eléctrica?

Fonte:https://electrek.co

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Não é nenhum mistério que um dos pontos centrais da investigação no sector da mobilidade eléctrica são as baterias. São várias e importantes as questões que se colocam em redor das baterias: o seu peso, o seu custo, a tecnologia que lhes está subjacente, a sua capacidade, a velocidade de carregamento, a autonomia/capacidade e, por último, mas não menos importante, o desgaste, ou seja, o curso normal dos ciclos de carga e descarga que fazem com que a bateria tenha cada vez menos desempenho, reduzindo a sua capacidade real.

É precisamente nesta frente que os construtores estão a concentrar os seus esforços, com a criação de parcerias para a normalização das baterias que permitem, pelo menos, que os veículos citadinos eliminem alguns dos aspectos menos agradáveis da mobilidade eléctrica à partida; de facto, devido às baterias ditas “”substituíveis”” (ou seja, intercambiáveis e substituíveis em tempo real por outra bateria do mesmo tipo em postos de troca especiais), a pausa de carregamento mais ou menos prolongada é substituída pelos poucos segundos necessários para retirar a bateria gasta e inserir a nova que estará 100% carregada.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:https://electrek.co

A bateria intercambiável e normalizada pode ainda ter outra vantagem não negligenciável: se for substituída periodicamente ou se for depositada de tempos a tempos num posto de troca que se encarregue de verificar a sua eficácia, pode eliminar pela raiz o risco de o utilizador se deparar, ao longo do tempo, com uma bateria que já não está em bom estado e que já não é capaz de assegurar a capacidade de conceção e a autonomia nominal. Esta questão não é de modo algum secundária, sobretudo se tivermos em conta que estas baterias podem ser muito caras para o utilizador. Nesta perspetiva, o utilizador já não possui a bateria, mas “compra” a sua utilização.

A abordagem que a Kymco tem vindo a mostrar desde 2018 e que será reiterada na sua evolução durante a EICMA 2023 em relação à sua marca eléctrica Ionex, também parte destas questões: a bateria de “bem” torna-se “serviço” e nasce todo um eco-sistema. A Solução Ionex Battery-as-a-Service para Empresas de Energia é, de facto, apenas um dos três pilares da estratégia da Kymco em relação à mobilidade eléctrica, que é acompanhada pela Unidade de Medição de Baterias Ionex para Fabricantes de VE e a Estação de Energia Ionex para Operadores de Rede de Troca de Baterias.

Fonte:https://electrek.co

Resumindo, com o eco-sistema Ionex, a Kymco propõe-se ser um interlocutor de todos os intervenientes na mobilidade eléctrica individual, procurando responder a todos os desafios na frente da bateria que mencionámos no início: Por um lado, os utilizadores e os operadores de rede têm as Estações Ionex, onde podem efetuar a troca de baterias dos veículos, por outro lado, existem as empresas que poderão oferecer a bateria como um serviço e, no outro vértice deste triângulo, encontramos a Unidade de Medição de Baterias, que é um módulo eletrónico normalizado para facilitar a integração das baterias Ionex em qualquer projeto de veículo elétrico. Neste sentido, é sintomático o que Karim Donnez, CEO da LiveWire (que há muito tem uma parceria com a Kymco sobre o tema elétrico), comentou num comunicado: “A BMU da Ionex permite que os fabricantes de veículos eléctricos satisfaçam as expectativas dos clientes para a “era elétrica”, provavelmente enfatizando o facto de que esta normalização permite poupanças consideráveis que podem ser traduzidas em listas de preços acessíveis.

Tags: 2023Kymco IonexNoticias

Related

BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

A época de 2025 confirmou a BMW Motorrad Motorsport como uma das forças mais dominantes do motociclismo de competição a nível mundial. Entre equipas oficiais e estruturas privadas,...

Read moreDetails

Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails

Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

Com a apresentação do EV Outlier Concept no Japan Mobility Show 2025, a Honda deixou claro que a eletrificação das duas rodas, para a marca, não passa por...

Read moreDetails

Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

A Suzuki apresentou a nova Suzuki Hayabusa Special Edition, reforçando a evolução de um dos modelos mais icónicos da história das motos de alta performance. Mais de duas...

Read moreDetails

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.