• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Kymco Ionex – nova realidade para a mobilidade eléctrica?

by Redação
Dezembro 27, 2023
in Destaque Comércio, Mobilidade Sustentável
0
Kymco Ionex – nova realidade para a mobilidade eléctrica?

Fonte:https://electrek.co

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Não é nenhum mistério que um dos pontos centrais da investigação no sector da mobilidade eléctrica são as baterias. São várias e importantes as questões que se colocam em redor das baterias: o seu peso, o seu custo, a tecnologia que lhes está subjacente, a sua capacidade, a velocidade de carregamento, a autonomia/capacidade e, por último, mas não menos importante, o desgaste, ou seja, o curso normal dos ciclos de carga e descarga que fazem com que a bateria tenha cada vez menos desempenho, reduzindo a sua capacidade real.

É precisamente nesta frente que os construtores estão a concentrar os seus esforços, com a criação de parcerias para a normalização das baterias que permitem, pelo menos, que os veículos citadinos eliminem alguns dos aspectos menos agradáveis da mobilidade eléctrica à partida; de facto, devido às baterias ditas “”substituíveis”” (ou seja, intercambiáveis e substituíveis em tempo real por outra bateria do mesmo tipo em postos de troca especiais), a pausa de carregamento mais ou menos prolongada é substituída pelos poucos segundos necessários para retirar a bateria gasta e inserir a nova que estará 100% carregada.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:https://electrek.co

A bateria intercambiável e normalizada pode ainda ter outra vantagem não negligenciável: se for substituída periodicamente ou se for depositada de tempos a tempos num posto de troca que se encarregue de verificar a sua eficácia, pode eliminar pela raiz o risco de o utilizador se deparar, ao longo do tempo, com uma bateria que já não está em bom estado e que já não é capaz de assegurar a capacidade de conceção e a autonomia nominal. Esta questão não é de modo algum secundária, sobretudo se tivermos em conta que estas baterias podem ser muito caras para o utilizador. Nesta perspetiva, o utilizador já não possui a bateria, mas “compra” a sua utilização.

A abordagem que a Kymco tem vindo a mostrar desde 2018 e que será reiterada na sua evolução durante a EICMA 2023 em relação à sua marca eléctrica Ionex, também parte destas questões: a bateria de “bem” torna-se “serviço” e nasce todo um eco-sistema. A Solução Ionex Battery-as-a-Service para Empresas de Energia é, de facto, apenas um dos três pilares da estratégia da Kymco em relação à mobilidade eléctrica, que é acompanhada pela Unidade de Medição de Baterias Ionex para Fabricantes de VE e a Estação de Energia Ionex para Operadores de Rede de Troca de Baterias.

Fonte:https://electrek.co

Resumindo, com o eco-sistema Ionex, a Kymco propõe-se ser um interlocutor de todos os intervenientes na mobilidade eléctrica individual, procurando responder a todos os desafios na frente da bateria que mencionámos no início: Por um lado, os utilizadores e os operadores de rede têm as Estações Ionex, onde podem efetuar a troca de baterias dos veículos, por outro lado, existem as empresas que poderão oferecer a bateria como um serviço e, no outro vértice deste triângulo, encontramos a Unidade de Medição de Baterias, que é um módulo eletrónico normalizado para facilitar a integração das baterias Ionex em qualquer projeto de veículo elétrico. Neste sentido, é sintomático o que Karim Donnez, CEO da LiveWire (que há muito tem uma parceria com a Kymco sobre o tema elétrico), comentou num comunicado: “A BMU da Ionex permite que os fabricantes de veículos eléctricos satisfaçam as expectativas dos clientes para a “era elétrica”, provavelmente enfatizando o facto de que esta normalização permite poupanças consideráveis que podem ser traduzidas em listas de preços acessíveis.

Tags: 2023Kymco IonexNoticias

Related

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

by Redação
Novembro 28, 2025
0
Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

A Honda tem vindo a alargar de forma consistente a forma como encara os materiais usados nas suas motos, apostando numa combinação de engenharia de base biológica e...

Read moreDetails

Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch

by Redação
Novembro 25, 2025
0
Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch

26YM Honda CB500 Hornet

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.