Se tem estado atento aos desenvolvimentos das motos eléctricas há algum tempo, então deve lembrar-se de dois conceitos que o fabricante de motos taiwanês KYMCO levou à EICMA em 2022. A SuperNEX totalmente a combustão e a RevoNEX “nua” (por muito que uma moto eléctrica esteja sempre completamente nua) apresentaram um design futurista entusiasmante.
Mas eram apenas conceitos, por isso quem sabia quando ou se chegariam à produção? E, para além disso, até que ponto a linguagem de design vista e admirada pelo público nessa altura se manteria em qualquer modelo de produção? Afinal de contas, já tínhamos visto os dois conceitos sofrerem alterações significativas de design, tendo ambos sido inicialmente introduzidos pela KYMCO nos anos anteriores.
Depois veio o anúncio de que a Kymco se estava a associar à LiveWire para fabricar algumas das suas motos S3, destinadas principalmente aos mercados asiáticos. Para relembrar, a LiveWire refere-se à One como uma moto S1; a Del Mar e a Mulholland como motos S2, e alguns modelos futuros mais pequenos que ainda não foram lançados como S3.
Os planos anunciados em 2023 indicam que uma S4, assim que chegar a esse ponto, voltará a circular e será uma versão eléctrica das cruisers mais frequentemente associadas à empresa-mãe Harley-Davidson, mas isso é adiantarmo-nos um pouco.
As motos utilizarão a plataforma KYMCO Ionex, como confirmado na EICMA 2023 à RideApart pelo presidente da KYMCO, Allen Ko. Mas os recentes pedidos de patente apresentados pela KYMCO parecem dar uma ideia do que poderiam ser criações baseadas em RevoNEX e SuperNEX que têm uma forte semelhança com as LiveWire existentes.
Para ser claro, estes desenhos de patentes são de dois pedidos de patentes recentes da KYMCO. Não são os pormenores exteriores que são muito semelhantes aos das motos LiveWire S2, claro; é o que está por baixo da carenagem. As rodas, os painéis da carenagem e a localização da porta de carregamento são todos diferentes, de acordo com os conceitos anteriormente apresentados e também com estas patentes.
Também não é claro se isto significa que podemos esperar valores de potência e desempenho semelhantes das versões KYMCO destas motos, nem se alguma vez aparecerão nos mesmos mercados.
Os detalhes exactos da parceria de fabrico e desenvolvimento LiveWire/KYMCO não são totalmente claros para quem está de fora. Assim, embora a KYMCO venda atualmente as suas motos e scooters a combustão em muitos mercados em todo o mundo, isso não significa necessariamente que o mesmo acontecerá com as motos eléctricas que eventualmente venha a produzir.