• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

KTM lança a nova geração da 390 Adventure com dois modelos distintos

by Daniel Rhodes
Fevereiro 6, 2025
in Novidades - Actualidade
0
KTM lança a nova geração da 390 Adventure com dois modelos distintos

Source: KTM

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A KTM confirmou o lançamento da nova gama 390 Adventure para 2025, com a introdução de dois modelos distintos: a 390 Adventure R e a 390 Adventure X. Enquanto a versão R surge como uma verdadeira máquina off-road, a Adventure X apresenta-se como uma opção mais acessível e focada no asfalto. Esta estratégia da marca austríaca visa atrair diferentes segmentos de motociclistas, oferecendo tanto uma opção para os aventureiros mais experientes como uma porta de entrada acessível para os iniciantes no mundo das motos de aventura.

A KTM 390 Adventure X chegará ao mercado com um preço base mais baixo do que a 390 Adventure R, com a diferença justificar-se pelo equipamento mais avançado da versão R, que aposta numa abordagem mais radical e off-road. Para os entusiastas das pequenas cilindradas, estas novas opções podem redefinir o panorama das motos de aventura de pequena capacidade.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

KTM está de volta e celebra nova fase da vida, em vídeo

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

Ambos os modelos utilizam o motor LC4c de 399 cc, estreado na 390 Duke, com uma potência anunciada de 44,3 cv às 8.500 rpm e um binário de 39,04 Nm às 7.000 rpm. Este propulsor, ligeiramente mais potente que o seu antecessor de 373 cc, beneficia de uma nova caixa de ar e de um escape inferior que reduz o peso em 2 kg.

A estrutura tubular em aço treliçado foi otimizada para resistir aos desafios das viagens de aventura. A geometria do quadro também foi revista, com diferentes ângulos da direção: 62,5º na Adventure X e 62,9º na Adventure R. O modelo R recebe ainda um subquadro reforçado para suportar suspensões de longo curso. Em termos de travagem, ambos contam com pinças ByBre, mas a versão R possui alavancas ajustáveis para um maior controlo em terrenos exigentes.

Principais diferenças entre os modelos

Apesar da base comum, os modelos Adventure X e Adventure R apresentam diferenças marcantes. A versão R está equipada com suspensão WP Apex ajustável, proporcionando 231 mm de curso na frente e na traseira, enquanto a X opta por um sistema menos sofisticado, não ajustável, com um curso de 200 mm. Consequentemente, a altura do assento também varia: 870 mm na R contra 825 mm na X, tornando esta última mais acessível para motociclistas de menor estatura.

As rodas também diferenciam os modelos: a 390 Adventure R vem equipada com jantes raiadas de 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás, calçadas com pneus Mitas Enduro Trail E07+, ideais para trilhos exigentes. Já a Adventure X aposta em jantes de liga leve de 19 e 17 polegadas, favorecendo uma condução mais estável em estrada.

Tecnologia e eletrónica

A KTM também investiu na eletrónica, diferenciando os dois modelos neste campo. A Adventure X oferece dois modos de condução (Street e Offroad), enquanto a R acrescenta um terceiro modo, Rain, além de controlo de tração sensível à inclinação. Ambas contam com ABS com modo Offroad, que desactiva o sistema na roda traseira.

A instrumentação também se distingue: a Adventure X recebe um ecrã LCD mais básico, enquanto a Adventure R beneficia de um TFT a cores de 5 polegadas com conectividade Bluetooth e botões retroiluminados.

Com estas duas versões, a KTM não só expande a sua gama de pequena cilindrada, mas também oferece uma escolha mais adaptada às necessidades de cada motociclista. Para os iniciantes e os que priorizam a acessibilidade, a Adventure X apresenta-se como uma opção equilibrada e económica. Já para os mais aventureiros, a Adventure R surge como a moto que muitos esperavam, capaz de enfrentar trilhos desafiantes sem compromissos. Com lançamento previsto para 2025, ambas prometem agitar o segmento das motos de aventura leves.

Source: Cycleworld

Tags: KTM

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.