A KTM está, ao que tudo indica, a desenvolver uma nova 990 Adventure para 2025 – que foi recentemente vista na versão de testes. Este foi um dos modelos mais populares do construtor de Mattighofen, lançado originalmente em 2003.
Mais de duas décadas se passaram e, agora, uma nova versão mais evoluída pode estar na calha. O motor, segundo o cycleworld.com, poderá ser o novo 947 centímetros cúbicos de dois cilindros paralelo que já equipa a 990 Duke – eventualmente com menor potência e binário aprimorado para a 990 Adventure.
O motor está fixo num novo quadro de aço tubular, aparentando os tubos serem em formato oval. Há, aparentemente, dois depósitos de combustível com formas diferentes inspirados nas motos do Dakar: um de cada lado, com possibilidade de um terceiro debaixo do assento. Com este terceiro depósito, os outros dois poderiam ter dimensões reduzidas.
No entanto, importa ressalvar que as imagens «espiadas» são relativas a um protótipo claramente inacabado, pelo que muito poderá ainda mudar antes da versão final da 990 Adventure. No painel de instrumentos, há uma espécie de tablet de grandes dimensões, abaixo do para-brisas.
Em termos estéticos, o farol dividido parece manter-se (farol único ao centro e dois faróis diurnos em cada lado, tudo em LED), inserido numa carenagem minimalista. Os radiadores divididos têm ventoinhas de arrefecimento individuais e, atrás, há um novo sub-quadro. Também o quadro e o design do braço oscilante são novos no protótipo detetado.