A KTM está a conceber uma nova Supersport, a 990 RC R, e enquanto o modelo não é lançado – o que deverá acontecer apenas em 2025 – tem documentado o desenvolvimento através da série Never stop!.
Recentemente, foi lançado um novo episódio, no qual o engenheiro chefe do projeto, Andre Klipphahn deu alguns detalhes sobre todo o processo. Incluindo um particularmente curioso, e que permite perceber um pouco mais como é que decorrem os testes e experiências na fase de desenvolvimento.
O engenheiro revelou que existiram 12 protótipos criados: ‘Para este projeto criámos 12 protótipos, cada um para um departamento diferente. Por exemplo, uma das motos é para os designers, outra para o departamento de eletrónica, duas motos estão a ser usadas para um teste de fiabilidade, comprovando a qualidade de cada componente’.
Antes de chegar ao protótipo, há todo um caminho a percorrer, como explicou Andre Klipphahn: ‘Num projeto como este, vais estabelecendo metas: parte 1, parte 2, parte 3… assim, até ter o protótipo. Neste caso, desde a primeira meta até que a moto entre em produção, terão passado dois anos’.