A nova KTM Brabus 1400 R está a ser desenvolvida e utilizará o novo KTM LC8 bicilindrico de 1.350cc.
O LC8 de 1.350cc foi introduzido no ano passado e utilizado na gama KTM 1390 Super Duke para 2024, substituindo a versão mais antiga e mais pequena de 1.301cc que foi (e é, no caso das Super Adventure) encontrada na gama 1290 da KTM.
Essa unidade de 1.301cc foi também o coração das motos KTM Brabus até ao ano passado. Uma vez que estas foram sempre baseadas nas Super Duke, faz sentido que uma nova KTM Brabus utilize o novo LC8 de 1350cc, que produz 190 cv e 145 Nm na 1390 Super Duke R Evo de 2024.
Isto já era previsto, mas a Motorrad relata que está confirmado devido ao pedido da Brabus ao Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) para vários nomes de produtos relacionados com motos.
Especificamente, a Brabus registou marcas comerciais para “Brabus 1400 R Tailor Made”, “Brabus 1400 R Rocket” e “Brabus 1400 R Signature”.
Isto significa que, para além da mudança de motores em linha com o desenvolvimento da KTM, a moto da Brabus terá múltiplas variantes na sua nova forma. A forma exacta como cada uma delas se diferenciará das outras não é clara, embora “Rocket” signifique imediatamente desempenho absoluto (é um nome que a Brabus já utiliza nos seus automóveis de alto desempenho derivados da Mercedes), enquanto “Signature” talvez esteja mais relacionado com uma aparência de luxo e, a partir de “Tailor Made”, podemos inferir uma variante personalizada.
Nem a KTM nem a Brabus fizeram ainda qualquer anúncio oficial sobre a 1400 R, mas a Motorrad sugere que a moto poderá estar disponível antes do final do ano.