A Piaggio Fast Forward é o ramo tecnológico da Piaggio que se dedica à robótica e à mobilidade do futuro, o que não é pouco para uma empresa fundada em 2015 e que – só para ficar na área das motos – criou o sistema de radar e o software PFF Rider Assistance Solution baseado na tecnologia 4D Imaging Radar, que encontramos na Stelvio: um sistema proprietário em que até os dispositivos são feitos especificamente para a Piaggio e que oferece, em comparação com uma solução baseada em sensores ultra-sónicos, um campo de visão extremamente amplo e uma monitorização fiável, independentemente da iluminação e das condições ambientais. Estes dispositivos desempenham um papel fundamental na frente de segurança ativa, fornecendo funções de Alerta de Colisão Frontal (FCW), Sistema de Informação de Ângulo Morto (BLIS), Assistência à Mudança de Faixa (LCA) e Cruise Control de Acompanhamento (FCC).
Claro que a PFF não se dedica apenas às motos e, durante a Modex, a principal feira americana do sector da cadeia de abastecimento que se realiza atualmente em Atlanta (Geórgia, EUA), apresentou o kilo: uma plataforma robótica sem mãos equipada com tecnologia de acompanhamento inteligente.
O Kilo é o “irmão mais velho” do gita e do gitamini, robots já comercializados nos EUA, e tem uma capacidade de carga até 130 kg (era de 100 kg na primeira conceção em 2017). Graças ao pacote de sensores e imagens de radar 4D desenvolvido pela PFF com que está equipado, é capaz de seguir o operador, mover-se de forma autónoma e percorrer mais de 100 trilhos armazenados.
O Kilo foi concebido para trabalhar ao lado das pessoas, permitindo aos utilizadores movimentar materiais de forma natural, reduzindo o risco de lesões, e é também a primeira aplicação do software comportamental autónomo da PFF, Travel on Known Paths.
No projeto de remodelação e modernização que envolverá a fábrica de Mandello del Lario, o Grupo Piaggio previu a integração do kilo robot nas novas linhas de produção da Moto Guzzi para facilitar e apoiar as manobras dos operadores e, posteriormente, está prevista a sua utilização também nos outros centros de produção do Grupo em Itália, Índia, Vietname e Indonésia.
O contexto em que estas inovações se concretizam é favorecido pela legislação norte-americana, que prevê a regulamentação dos drones terrestres, como o gitamini e o gitamini, já presentes na gama da PFF para o mercado norte-americano, e onde a circulação dos robôs nas ruas das cidades está regulamentada, podendo ser uma solução para as entregas de proximidade e ao domicílio.