A ZRX1200 DAEG, o último modelo da série ZRX, foi o último modelo equipado com uma unidade de potência Ninja que cumpria os regulamentos relativos às emissões de gases de escape, adoptando a injeção de combustível, e que também apresentava equipamento melhorado, como uma transmissão de 6 velocidades.
DAEG” é a letra ‘D’ do alfabeto rúnico e foi inscrita no nome da mudança de modelo ZRX como símbolo da sua evolução e um passo em frente.
A ZRX1200 DAEG foi introduzida em 2009 como um modelo exclusivo do Japão com injeção de combustível e em conformidade com os regulamentos de emissões automóveis. A potência máxima de 81 kW (110 cv) é gerada às 8.000 rpm e o binário máximo de 107 Nm é produzido às 6.000 rpm.
A DAEG estava equipada com uma transmissão de seis velocidades, em comparação com a transmissão de cinco velocidades da ZRX1200R/1200S, pinças de seis pistões e rotores de disco em forma de pétala nos travões dianteiros e jantes de design de cinco raios, todos eles dignos de serem designados como o auge dos modelos da série ZRX. A ZRX está equipada com uma pinça de 6 pistões e um rotor de disco e jantes de 5 raios. O braço oscilante estilo S1, herdado da 1100, foi adotado, e o design dos faróis quadrados e da carenagem tipo biquíni foram aprimorados.
Os motores de grande cilindrada refrigerados a água da Kawasaki começaram com o Ninja, ou GPZ900R, introduzido em 1984. O motor DOHC de 4 cilindros arrefecido a líquido da série GPZ, que começou com 908 cc, foi convertido em várias motos e a ZRX1100/1100-II, introduzida em 1996, foi equipada com uma cilindrada aumentada para 1.052 cc. A ZRX1100, que seguiu o design da Z1000R do passado, era popular no Japão e na Europa. Em 2001, a ZRX1100 evoluiu para a ZRX1200R/1200S, com a cilindrada aumentada para 1.164 cc.
No entanto, a ZRX1200R/1200S era um modelo com carburador e a sua produção foi descontinuada em 2008 devido aos regulamentos de emissões automóveis.
Devido ao guiador do tipo “up”, a parte superior do corpo está relaxada na posição básica de condução. A posição dos pés também está numa posição natural de pé em cima e, em geral, o condutor tem um elevado grau de liberdade.
A altura do assento é de 795 mm e o assento é grosso, mas mesmo um modelo de 170 cm/65 kg consegue colocar os dois pés com firmeza, mas o veículo pesa 246 kg, pelo que é necessário ter cuidado ao manuseá-lo
Os motores da série GPZ900R permaneceram em serviço por mais de 30 anos, de 1984 até a ZRX1200 Daheg ser descontinuada em 2016. Começando com uma cilindrada de 908 cc com um diâmetro x curso de 72,5 x 55,0 mm, foi aumentada para 1.164 cc com um diâmetro x curso de 79,0 x 59,4 mm na ZRX1200 Daheg. O que é notável nestes motores da chamada “série Ninja” é que quando a cilindrada era alterada, tanto o diâmetro como o curso eram alterados.
Esta é uma tradição que se pode dizer que remonta à Z1 e Z2, e é um motor verdadeiramente típico da Kawasaki que se concentra no equilíbrio. O motor montado na Daheg não era apenas o de maior cilindrada, mas também o único motor Ninja com injeção de combustível, o que o torna a última e derradeira especificação.