As notícias sobre a Ninja 500 2024 actualizada da Kawasaki ainda estão a ser divulgadas, mas a Team Green está a continuar a dar cartas com a apresentação da linha Z500 2024. Tal como a sua homóloga Ninja, a linha Z500 expande-se para incluir um modelo ABS e um modelo SE equipado com ABS, este último com um painel de instrumentos TFT e uma série de acessórios instalados de fábrica. Ambas as especificações têm um motor aperfeiçoado e de maior capacidade e um estilo atualizado.
Tal como a Ninja 500, o motor da Z500 baseia-se em grande parte no seu antecessor. O seu motor de 451 cc (acima dos 399 cc) é cortesia de um curso 6,8 mm mais longo. A Kawasaki afirma que o motor produz 42.9 Nm de binário às 7.500 rpm. Esse valor de pico de binário não é apenas 5.0 Nm maior graças a um curso mais longo, mas também surge 500 rpm mais cedo na gama de rotações. Para se adequar ao aumento da capacidade, a Kawasaki modificou o eixo de compensação para eliminar a vibração, aumentou a capacidade da embraiagem e modificou as bielas, a cambota e o pistão. Há também uma embraiagem assistida e deslizante para reduzir o efeito do binário de retorno durante a travagem do motor; também proporciona uma sensação particularmente leve na embraiagem.
O quadro, os travões e a suspensão são os mesmos da Ninja 500 e mantêm-se praticamente inalterados em relação à Z400. Um quadro em treliça de aço com o motor como membro de tensão, juntamente com uma placa de montagem do braço oscilante em alumínio fundido (aparafusada diretamente à traseira do motor), ajudam a manter o peso baixo. A Kawasaki afirma que a Z500 ABS pesa 166 kg e a Z500 SE ABS um pouco mais, com 167.8 kg. A suspensão também não sofreu alterações, com uma forquilha telescópica não ajustável do lado direito à frente e um amortecedor ajustável à pré-carga atrás. Um cilindro mestre do travão dianteiro renovado é a única atualização do sistema de travões.
Para além do motor, a maior atualização da popular naked de pequena cilindrada da Kawasaki é o estilo. A parte dianteira utiliza um design de farol triplo, em que as duas luzes LED superiores são utilizadas para os faróis baixos, enquanto a luz central inferior é reservada para os faróis altos. Os faróis duplos, como olhos sinistros a brilhar por baixo de uma sobrancelha franzida, tornam o design simultaneamente mais agressivo e elegante. Tal como a Honda CB1000 Hornet que estreou no final do ano passado, se olharmos de relance, a dianteira da Z500 tem uma semelhança passageira com a Ducati Streetfighter V4. Independentemente disso, o novo visual é menos em forma de inseto do que no passado e é apenas mais agressivo. As alterações de estilo incluem um guarda-lamas dianteiro abreviado e protecções laterais minimalistas que transmitem ainda mais a atitude rápida da Z.
Como os engenheiros são pagos para se preocuparem com as pequenas coisas, a Kawasaki redesenhou os espelhos retrovisores da Z500 para controlar a vibração e permitir uma visão mais clara e actualizou o assento para ser mais confortável. É uma vitória para o conforto do utilizador.
O Z500 ABS possui um novo painel LCD com conetividade de smartphone através do aplicativo Kawasaki Rideology. O painel de instrumentos apresenta ainda um novo indicador de economia de combustível, que mostra o consumo em tempo real para ajudar os condutores a percorrer o máximo de quilómetros possível do seu depósito de 14 L.