• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Mobilidade Sustentável

Kawasaki patenteia conceitos inovadores para motociclos a hidrogénio

by Bernhard Cousin
Setembro 9, 2024
in Mobilidade Sustentável, Novidades - Actualidade
0
Kawasaki patenteia conceitos inovadores para motociclos a hidrogénio

Source: Kawasaki

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

As soluções de mobilidade com base no hidrogénio são uma das áreas em que a Kawasaki está a trabalhar – como mostra, por exemplo, a H2 SX SE, cujo protótipo foi exibido em público pela primeira vez em julho durante as 8 Horas de Suzuka.

O construtor japonês submeteu agora uma nova patente que preconiza um conceito desenhado propositadamente para combinar depósitos de hidrogénio com um motor de combustão interna, mitigando problemas de integração. Há quatro soluções para três tipos de motociclos – uma moto desportiva, uma scooter, e um triciclo.

RelatedPosts

Kawasaki Z1100: O regresso de uma lenda está próximo

Vídeo: Assim funcionaria o inovador e inusitado Kawasaki CORLEO

Kawasaki a hidrogénio fez a estreia europeia em Le Mans

Por motivos técnicos, é de esperar que o moto use indução forçada, uma vez que é necessário haver hidrogénio e ar suficiente a irem para os cilindros de modo a garantir um bom desempenho, e também injeção de combustível direta.

A patente relativa a uma moto desportiva propõe a montagem horizontal do motor, com os cilindros a apontarem para a frente, a entrada de ar acima destes e o escape por baixo. No espaço disponível onde normalmente se encontra o depósito de combustível, é possível instalar os depósitos de hidrogénio, com dois cilindros montados verticalmente acima do motor.

Quanto à scooter, o motor é montado mais atrás, debaixo do assento, com os cilindros inclinados de maneira convencional. Na primeira ideia, os depósitos de hidrogénio ficam dentro da carenagem frontal numa posição quase lateral, um de cada lado dos joelhos do condutor. Já no segundo desenho, os depósitos ficam também verticais, mas um à frente do outro entre as pernas do condutor – o que elimina parte do caráter de uma scooter.

No que toca ao triciclo, o motor está posicionado como habitualmente entre as pernas do condutor, ao passo que os cilindros estão inclinados a cerca de 45 graus. Os depósitos de hidrogénio estão montados à frente, em posição horizontal entre as duas rodas frontais… num conceito em que a direção não é operada por um guiador, mas sim por um volante.

Source: Kawasaki
Source: Kawasaki
Source: Kawasaki
Source: Kawasaki
Tags: Kawasaki

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.