A Kawasaki olha para o futuro e parece escolher com cada vez mais convicção a via da dupla motorização, eléctrica e endotérmica, para as motos de um futuro não muito distante.
Se para um veículo de quatro rodas o espaço para alojar baterias e motores eléctricos não é um grande problema, o desafio para as motos parece ser o de conseguir encaixar baterias, um motor tradicional e um motor elétrico no quadro e na forma de uma moto.
Não é uma questão fácil de resolver e está a causar algumas dores de cabeça aos engenheiros que trabalham neste aspeto. De acordo com as patentes registadas, as próximas motos da Kawasaki a utilizar a tecnologia híbrida serão a Versys e a Eliminator; em ambos os modelos, a bateria será posicionada acima da cabeça do motor, com a caixa de ar do motor montada logo atrás; então, o que acontece ao depósito de combustível?
E esse é o ponto fulcral da patente, que afirma que, no caso da Eliminator, o depósito será deslocado para o exterior do quadro em treliça, em dois depósitos separados, um de cada lado, enquanto que, no caso da Versys, este será mais largo para acomodar e ocultar a bateria. Resumindo, um pequeno e agradável jogo ao estilo Tetris que também terá de ter em conta a distribuição do peso da moto para manter uma excelente dinâmica de condução.
Fonte:https://www.moto.it