O pequeno fabricante de Goshen, Indiana, revelou há alguns dias o protótipo da Gryffin 450 Scrambler, um modelo que, de acordo com as características estilísticas da Janus, se destaca pelo seu gosto retro e pela sua leveza. De facto, o peso é de 150 kg e a construção é praticamente artesanal, com o depósito de alumínio feito à mão, bem como o assento. A maioria dos componentes é fabricada internamente ou por artesãos locais, muitos dos quais fazem parte da comunidade Amish. Outra assinatura da Janus é a suspensão dianteira do tipo Earles que nos remete imediatamente para o cenário dos anos 1930.
A equipar a Gryffin 450 – que se junta à Gryffin 250 e à Halcyon 250 e 450 na gama – está um motor monocilíndrico de 445 cc que conhecemos bem porque é o da SWM, o mesmo da Six6. A potência é de cerca de 30 cv e, graças ao peso reduzido, garante muita diversão. Como todas as Janus, a Gryffin também permite um elevado nível de personalização. Podem ser escolhidas centenas de combinações de cores de carenagem, bem como numerosos acessórios, como sacos de pele, poisa-pés de motocross e muito mais.
No seu canal do YouTube, a Janus partilha alguns vídeos dedicados ao fabrico desta moto e nós partilhamo-los abaixo para aqueles que gostam de saber mais sobre esta bela história.