Nos últimos anos, têm surgido projectos de motos eléctricas de todas as partes do mundo. Sem surpresa, as primeiras a adotar/adaptar as últimas iterações da tecnologia das motos eléctricas foram as startups. Algumas têm sido certamente melhores do que outras na produção de modelos reais e utilizáveis; pense na Zero e na Energica, por exemplo.
Enquanto os fabricantes de motos de combustão parecem ter hesitado, muitos outros, por vezes com mais paixão do que recursos, têm estado mais do que ansiosos por entrar no mercado.
Houve a Alta e a Brammo; depois a Cake, a Curtiss e a Ola Electric; e agora a Dust.Moto, a Stark Future e a Ultraviolette. Algumas delas têm-se saído melhor do que outras no momento em que escrevemos este artigo. Além disso, sabemos que esta lista muito incompleta nem sequer começa a incluir todas as empresas existentes.
Por isso, vamos acrescentar mais uma; desta vez, de França. Chama-se J2R Dynamics e é fruto da imaginação de um antigo analista de negócios e de dados da indústria dos videojogos. É muito apropriado, chama-se Smol. E, sinceramente, se víssemos este design sem qualquer contexto, a primeira coisa que nos viria à cabeça não seria, muito possivelmente, um videojogo?
É simples, é elegante, é moderna e é organizada. O conceito e a descrição do design utiliza um motor de 8 kW e é comparável a uma moto de combustão de 125 cc em termos de potência, enquanto deverá oferecer uma velocidade máxima de 110 km/h.
É alimentado por uma ou duas baterias de 4 kWh; se equipar a opção de duas baterias, a J2R pretende ter uma autonomia de cerca de 150 quilómetros. Tal como acontece com todos os veículos eléctricos, a autonomia é extremamente subjectiva, uma vez que pode ser afetada por factores como ventos contrários, subidas e descidas, ritmo de condução e assim por diante. Além disso, os fabricantes podem e são muitas vezes demasiado optimistas.
Mas, basicamente, trata-se de uma moto eléctrica pequena e simples, com um design de assento estreito e plano que faz lembrar uma moto de todo o terreno.