Nos finais de 2021 – a Royal Enfield, o mais antigo fabricante de motos do mundo em produção contínua, teve em partilha o guião de um novo filme da Netflix, prestes a começar a ser produzido; co‑realizado, co‑escrito e co-produzido por Daniel Kaluuya, vencedor de um Óscar e de um Globo de Ouro, com Kane Robinson como Top Boy, também conhecido por Kano, no papel principal.
Foi lançado um desafio único à Royal Enfield – conceber uma moto exclusiva que se enquadrasse perfeitamente no mundo do futuro próximo de ‘THE KITCHEN’. Numa Londres distópica, onde a desigualdade não é controlada e a segregação social baseada no rendimento e nas linhas raciais é endémica, Izi (interpretado por Kano) e Benji (interpretado por Jedaiah Bannerman, no seu papel de estreia) lutam para navegar no mundo em que se encontram. Como residentes de longa data de ‘The Kitchen’, uma comunidade existente num dos últimos bairros residenciais de Londres que se recusa a sucumbir às exigências de forças autoritárias opressivas, Izi e Benji enfrentam desafios e problemas que irão alterar o seu futuro para sempre.
A Royal Enfield personalizada faz parte integrante da narrativa do filme, para além de ser uma fonte de estatuto, independência e identidade para a vida de Izi – a personagem de Kano. Assim, em colaboração criativa com o artista multidisciplinar e músico londrino Gaika Tavares (irmão do co-realizador do filme Kibwe Tavares), a equipa interna de customização do Centro de Tecnologia da Royal Enfield no Reino Unido iniciou um processo criativo de geração de ideias conceptuais para desenvolver uma máquina que se sentisse totalmente integrada nesta paisagem única.
Os limites da funcionalidade, da forma e da estética foram levados ao mais alto grau com cada uma das múltiplas concepções preliminares que foram trazidas para a mesa criativa para análise. Algumas concepções foram fortemente inspiradas por referências emblemáticas da ficção científica, outras foram mais agressivas e neo-revivalistas na aparência e sensação e outras prestaram homenagem a certos aspetos da cultura cinematográfica cyber-punk e acenam à moda de rua nostálgica. Através de um processo de refinamento criativo e de fusão, com base nas deixas e inspirações das várias direções, nasceu uma “mutante” anárquica personalizada.
Construída sobre a novíssima plataforma Shotgun 650, a “IZI’s Ride” é um tributo ousado a esta cultura de personalização incorporada no ADN da marca Royal Enfield e celebra o sentido único de individualidade que define qualquer construção personalizada. Prestando homenagem à sua precursora, a SG650 Concept (apresentada pela primeira vez na EICMA 2021), com o seu design neo-distópico e estética radical, a ‘IZI’s Ride’ ultrapassa os limites do que poderão ser as customizações de amanhã.
As caraterísticas custom desenvolvidas para a ‘IZI’s Ride’ incluem:
– Tampas dos cubos das rodas dianteira e traseira – prototipagem
– Depósito monocoque e cobertura do assento – prototipagem e espuma fresada
– Luz traseira em Perspex e LED integrados
– Novo quadro auxiliar – aço fabricado
– Tampas laterais de substituição – prototipagem
– Proteções da forquilha dianteira com iluminação LED integrada – prototipagem
– Proteções do braço oscilante – prototipagem
– Pintura e grafismos concebidos à medida – tinta e vinil