Escusado será dizer que as motos cruiser desempenham um papel importante na cultura que rodeia o motociclismo. Muitos de nós foram cativados pela cultura das motos cruiser enquanto cresciam, com os Hogs e as suas choppers de baixa cilindrada a chamarem a atenção por onde quer que passassem. Hoje em dia, as cruisers continuam a fazer parte da cultura do motociclismo e, curiosamente, muitos fabricantes estão a torná-las mais acessíveis aos condutores principiantes.
Não estou a falar apenas de motos como a Honda Rebel 300 ou a Kawasaki Eliminator 400. Na verdade, existem mesmo motos de menor cilindrada destinadas especificamente aos principiantes, sobretudo na Europa e na Ásia. Veja-se, por exemplo, a nova GV125R da marca de motos sul-coreana Hyosung. A marca Hyosung já existe há algum tempo e chegou mesmo a estar disponível no mercado dos EUA numa determinada altura. Atualmente, continua a estar presente nos mercados europeu e asiático, lançando novos modelos periodicamente.
A Hyosung GV125R tem como base o motor inspirado nas American Cruiser. Sim, tem um motor bicilíndrico, embora com um décimo da capacidade de motores como o da Harley-Davidson Sportster. A GV125R tem um motor bicilíndrico de 125 cc com uma potência máxima de 13,3 cv e 10,2 Nm de binário. O resultado é uma máquina surpreendentemente leve, com apenas 182 kg com um depósito cheio de gasolina. A potência é enviada para a roda traseira através de uma caixa manual de cinco velocidades.
Quanto ao seu equipamento, a Hyosung GV125R tem forquilhas dianteiras invertidas de 35 milímetros com 120 milímetros de curso de suspensão. Um braço oscilante de aço de dupla face com um amortecedor montado centralmente fornece um pequeno curso de suspensão de 38 milímetros. Quanto aos travões, a cruiser para principiantes trava com um disco de 270 milímetros à frente, preso por uma pinça de pistão duplo montada radialmente, e um disco de 250 milímetros atrás. O ABS de canal duplo é de série.
Em termos de design, é evidente que a Hyosung optou por um visual de cruiser robusto, uma vez que a GV125R está equipada com entradas de ar falsas na lateral do depósito, uma carenagem do farol com para-brisas e até condutas de refrigeração dos travões integradas no design do guarda-lamas dianteiro. Tem um assento flutuante para o passageiro que proporciona à moto uma traseira desportiva e recortada e, claro, faróis LED e um painel de instrumentos digital de série. Existe ainda uma prática porta de carregamento USB.
No entanto, por detrás do seu design musculado, a GV125R mantém as suas dimensões totalmente acessíveis. Tem uma altura de assento muito baixa de apenas 730 milímetros, bem como um peso surpreendentemente leve de apenas 182 kg quando o seu depósito de combustível de 13 litros está cheio.
Para mais informações pode consultar o site oficial da Hyosung.