Encontrada na apresentação à imprensa da Svartpilen 401 e Vitpilen 401, é a moto que vimos nos teasers que o fabricante sueco lançou nas últimas semanas e que anteciparam o anúncio oficial da Husqvarna da irmã mais velha da naked, a Svartpilen 801 2024.
Uma naked/roadster para preencher a lacuna deixada na gama pela Svartpilen 701 monocilíndrica (descontinuada no final de 2020) era mais do que previsível, não só pelos protótipos observados ao longo do último ano e pelos teasers lançados pela empresa, mas também por uma analogia com o que aconteceu com a KTM – parte do mesmo grupo industrial – que nas suas 790 e 890 Duke encontrou uma forma de expressar a abordagem ” ready to race” das suas naked com diferentes variantes (e preços). Quanto aos outros modelos, por conseguinte, a Husqvarna e a KTM exploram a mesma plataforma, declinando-a em diferentes atitudes e perspectivas.
A nova Svartpilen 801 é equipada com o motor bicilíndrico LC8c de 799 cc já presente na KTM 790 Duke numa configuração de 105 cv que, combinado com um peso declarado de 181 kg (imaginamos que em ordem de marcha), deverá garantir uma condução mais do que agradável e satisfatória, tal como a sua irmã “laranja”. Em termos de diferenças em relação à Duke – para além de um design totalmente diferente e mais minimalista – não podemos comentar, uma vez que não sabemos o que do protótipo será mais tarde transferido para a versão de produção, mas a traseira encurtada e o escape ainda mais próximo da traseira do protótipo dão um aspeto agradável, para além de serem um elemento distintivo – juntamente com o conjunto depósito/painel lateral – deste protótipo.
Para a Svartpiplen 801, a suspensão WP ajustável, o amortecedor de direção e a caixa de velocidades Easy Shift já foram anunciados: para descobrir todos os outros pormenores (incluindo, esperamos, o preço) não é preciso esperar muito até à apresentação oficial a 19 de março de 2024.