• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Dezembro 22, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Honda traça plano ambicioso para dominar 50% do mercado global de motos

by Daniel Rhodes
Fevereiro 13, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Honda traça plano ambicioso para dominar 50% do mercado global de motos

Source: Honda

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Honda não esconde as suas ambições e traçou um objetivo ousado para o futuro: controlar 50% do mercado mundial de motos. A marca japonesa, que já é o maior fabricante do setor, com mais de 20 milhões de unidades produzidas anualmente, pretende reforçar ainda mais o seu domínio, enfrentando a crescente concorrência das marcas chinesas e indianas.

Numa recente apresentação sobre a estratégia global da empresa, Minoru Kato, chefe da divisão de Motociclos, e Daiki Mihara, responsável pela eletrificação, detalharam os planos para consolidar a posição da Honda no mercado. Segundo as suas estimativas, a empresa fechará o ano fiscal de 2024 com 20,2 milhões de motos vendidas, o que representa 40% das vendas globais de motociclos. No entanto, a marca não pretende ficar por aqui e projeta que, até 2030, as vendas anuais do setor alcancem os 60 milhões de unidades, ambicionando que metade dessas pertençam à Honda.

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

O peso da marca japonesa na Ásia continua a ser esmagador. Dos 20,2 milhões de motociclos que prevê vender este ano, 17,2 milhões correspondem a este continente, o que equivale a 85% da sua produção total. Em contraste, mercados como o Japão, a Europa e os Estados Unidos representam apenas 1,2 milhões de vendas, cerca de 6% do total. No entanto, apesar dos números mais baixos, estas regiões geram receitas significativas devido ao elevado valor dos modelos comercializados, que tendem a ser de maior cilindrada.

A estratégia da Honda assenta não apenas no volume de produção, mas também na eficiência. Em 2024, a empresa bateu recordes de vendas em 37 países e está prestes a alcançar uma marca histórica: a produção da sua moto número 500 milhões desde que iniciou a fabricação em 1948.

O mercado europeu tem características próprias, sendo dominado por motociclos de maior cilindrada e produção mais exclusiva. Para otimizar a produção e reduzir custos, a Honda tem apostado no desenvolvimento de plataformas partilhadas entre diferentes modelos, estratégia já aplicada com sucesso nas gamas CB500, CB650 e Africa Twin. Exemplos recentes incluem a NT1100 e a Hawk 11, que partilham a mesma base mecânica, permitindo diversificar a oferta sem comprometer a rentabilidade.

O próximo passo nesta abordagem será a utilização do quadro tubular e do motor sobrealimentado V3, tecnologia apresentada no EICMA do ano passado, que servirá de base para vários modelos futuros.

A Honda tem planos igualmente ambiciosos para a eletrificação. A marca pretende vender 4 milhões de motos elétricas anualmente até 2030, concentrando-se sobretudo em modelos urbanos e de pequena dimensão. Prova disso são os protótipos recentemente revelados, como o EV Fun Concept e o EV Urban Concept, que em breve entrarão em produção.

Para acelerar a adoção das motos elétricas, a Honda aposta na redução de custos, com o objetivo de tornar o custo total de propriedade em três anos equivalente ao de uma moto de combustão. Um dos passos fundamentais nesse sentido será a inauguração de uma fábrica dedicada à produção de motociclos elétricos na Índia, prevista para 2028. Além disso, a empresa está a trabalhar para diminuir o custo das baterias, atualmente adquiridas a fornecedores externos.

Apesar da sua liderança global, a Honda não terá um caminho fácil para atingir a meta de 50% do mercado. A concorrência das marcas chinesas e indianas tem vindo a crescer, com muitas destas empresas a expandirem-se para além dos seus mercados tradicionais. A eletrificação e o avanço tecnológico dessas fabricantes representam desafios significativos para a marca japonesa, que terá de equilibrar inovação e competitividade para manter a sua supremacia no setor.

O futuro da Honda passa, assim, por uma aposta simultânea na inovação tecnológica, na eletrificação e na consolidação da sua posição nos mercados-chave, numa estratégia que promete redefinir o panorama global das duas rodas nos próximos anos.

Tags: Honda

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.