Uma das mais emblemáticas motos de Grande Prémio da Honda, a NSR500V de 1997, foi recentemente vendida em leilão por 267.607 dólares (cerca de 246.000 euros), tornando-se a moto japonesa mais cara de sempre a ser vendida numa plataforma de leilão. O leilão, organizado pela Iconic Motorbikes, superou o recorde anterior, também detido por uma Honda, a RC213V-S, que foi arrematada por 215.660 dólares.
O que torna esta NSR500V particularmente especial é o seu histórico e a exclusividade. Diferente da versão V4, que era exclusivamente arrendada às equipas de fábrica pela Honda, a NSR500V com motor de dois cilindros estava disponível para venda a equipas privadas e entusiastas com os meios financeiros adequados. Embora a NSR500V produzisse cerca de 140 cavalos de potência, comparados com os 190 cv da V4, continuava a ser uma máquina competitiva em várias pistas.
Esta NSR500V específica destaca-se ainda mais por ser a primeira de apenas 20 unidades produzidas, ostentando o número de série 001. A moto esteve armazenada durante cerca de 20 anos antes de ser adquirida diretamente da Honda Racing Corporation (HRC), mantendo-se em estado praticamente intocado desde então.
A NSR500V é uma peça rara e cobiçada entre colecionadores e aficionados do motociclismo de competição, especialmente por ter sido uma das poucas motos de Grande Prémio acessíveis ao público geral, ao contrário das exclusivas máquinas de fábrica.
Agora, a questão que se impõe para os apaixonados por motos de competição: dado o mesmo valor, prefeririam ter esta intocada Honda NSR500V ou a CBR1000RR que levou James Toseland ao título do Campeonato Mundial de Superbikes em 2007, atualmente em leilão por 190.000 dólares?
Independentemente da escolha, ambas as máquinas representam o auge da engenharia e da história das corridas da Honda, tornando qualquer uma delas um verdadeiro troféu para qualquer colecionador.
Recorde o artigo onde demos conta do leilão que estava a decorrer, aqui.