A Honda acabou de dar à sua CBR1000RR-R SP Fireblade um conjunto surpreendentemente substancial de actualizações técnicas para o ano de 2024, mas a maior parte delas está por baixo de um conjunto de carenagens praticamente inalterado. Agora, um novo pedido de patente da empresa revela que está a ser desenvolvido um conjunto mais substancial de alterações visuais com o objetivo de aumentar a força descendente e, simultaneamente, reduzir a resistência.
Uma das poucas alterações exteriores da CBR1000RR-R SP de 2024 é a introdução de novas asas em forma de aro na dianteira, inspiradas no MotoGP, que substituem as versões laterais e de várias camadas da sua antecessora. Estas são uma solução testada e comprovada para a crescente procura de força descendente na dianteira, comprovada no calor da competição e oferecendo uma ligação visual útil às máquinas de MotoGP da Honda, mas inevitavelmente aumentam a resistência quando comparadas com um design de carenagem mais simples. A forma completamente reformulada apresentada num pedido de patente recentemente publicado visa o melhor dos dois mundos, eliminando as asas salientes e reduzindo a área frontal da moto na procura de menos resistência, ao mesmo tempo que introduz um design inovador na dianteira destinado a reproduzir a força descendente das asas em falta.
Essencialmente, a ideia é mover as winglets da sua posição normal em cada lado da dianteira da moto e aproximá-las, encaminhando o ar para superfícies dentro da própria dianteira através de um conjunto de entradas e saídas de ar. O documento de patente da Honda explica: “…quando as asas invertidas são colocadas em ambas as extremidades da carenagem frontal, a força descendente torna-se grande. No entanto, a resistência aerodinâmica também se torna grande”. E continua: “Na presente invenção, a força descendente pode ser aumentada pelo facto de a primeira parte da carenagem frontal ter uma forma de asa invertida. Além disso, como as asas não são necessárias, a resistência aerodinâmica pode ser reduzida. Assim, o desempenho do movimento (velocidade máxima e desempenho da aceleração)… melhora e, consequentemente, o desempenho do consumo de combustível pode melhorar.”
Os principais componentes visíveis do novo design são as entradas de ar claramente visíveis de cada lado do ecrã, mesmo à frente do guiador. Estas são acompanhadas por um segundo conjunto de entradas de ar montadas mais abaixo, no interior da secção côncava logo abaixo da borda dianteira do nariz. Ambas as entradas estão ligadas a saídas na parte traseira da carenagem, mas o que não é imediatamente visível é a forma da carenagem interna sobre a qual o ar flui entre as entradas e as saídas. Isto só é revelado num desenho do pedido de patente da Honda (marcado com a Fig. 5) que mostra uma secção em corte da dianteira e revela que o ar flui em torno de um perfil de asa com um ângulo agressivo no interior da moto.