O FIM E-Xplorer World Cup é uma modalidade exclusiva para motos elétricas de motocross, e será o palco de eleição para a Honda CR ELECTRIC PROTO, moto que fez a sua estreia em pista na ronda 8 do campeonato japonês de Motocross. Aos comandos destas motos estarão Francesca Nocera, várias vezes campeã italiana de Enduro e Motocross e que também irá alinhar na formação da RedMoto no campeonato do mundo, e o espanhol Tosha Schareina. Schareina possui muita experiência em Motocross e Enduro e deu nas vistas no recente Rally Dakar, pelo que irá dar tudo também neste inovador projeto. Nocera e Schareina irão competir o lado de outras nove equipas, todas elas com um piloto feminino e outro masculino, e estarão em prova duas categorias de motos, uma destinada a protótipos de motocross e outra assente em modelos mais leves de produção. O responsável do projeto é Rúben Faria, ex-piloto de motocross, enduro e rally, e que nos últimos anos tem sido o diretor de equipa da Honda HRC no Dakar. Segundo o próprio, “Estou muito entusiasmado em fazer parte de outro projeto HRC, ao estar responsável de uma temporada completa de competição em motos elétricas com a Honda CR ELECTRIC PROTO. Vimos quando a moto fez a sua estreia que foi muito rápida com Trey Canard aos seus comandos, frente a moto experientes de 450 cc. Foi uma estreia encorajadora. A competição será intensa e este será o melhor palco para desenvolvermos uma competição sustentável com veículos de duas rodas. E com a Francesca e o Tosha temos dois bons pilotos.”
Faria, com quem estivemos ainda recentemente na apresentação da nova Honda Africa Twin no Algarve referiu ainda que “obviamente é um projeto muito diferente dos Rally-Raid, mas a minha carreira começou no Motocross, seguindo-se o Enduro e finalmente os Rallys, por isso é uma área que gosto e onde me sinto confortável. O Tosha e a Francesca têm muita experiência em Motocross e Enduro, e penso que eles têm o talento para esta inovadora classe para motos elétricas, a E-Xplorer.”
Da nossa parte, vamos estar atentos a este campeonato e desejamos toda a sorte a Rúben Faria em mais um ambicioso projeto!