As ajudas ao condutor e os sistemas de assistência à segurança avançaram a passos largos nos últimos anos. Há uma ou duas décadas, uma moto com ABS e controlo de tração era considerada inovadora em termos de segurança. Atualmente, até as simples scooters urbanas vêm equipadas de série com TC e ABS.
Os fabricantes estão agora a aproveitar o poder da tecnologia numa tentativa de tornar as motos mais seguras do que nunca. Estamos a ver isso com os sistemas de radar da BMW, Ducati e KTM e, desta vez, parece que a Honda está a trabalhar num sistema de cruise control adaptativo semelhante.
Curiosamente, em vez de se basear apenas no radar, combina câmaras estéreo com tecnologia de radar para um sistema de cruise control adaptativo mais inteligente.
Bem, claro, é a segurança. Os sistemas de radar, por si só, têm algumas limitações, como a falta de capacidade para distinguir determinados objectos na estrada, mas têm um alcance muito maior do que os sistemas de câmara. Entretanto, os sistemas de câmara podem identificar rapidamente os objectos, mas também podem ser afectados por variáveis como a sujidade e o brilho.
Assim, ao combinar os dois, a Honda espera desenvolver um sistema mais seguro e mais inteligente.
A julgar pelas imagens das patentes, o novo sistema de cruise control adaptativo por radar e câmara será utilizado numa futura versão da Honda Africa Twin. A imagem mostra as câmaras montadas logo abaixo do farol, com suportes de borracha e um suporte tipo gimbal para absorver vibrações, bem como ajustes de inclinação e guinada.
Outro desenvolvimento interessante da Honda surge sob a forma de um sistema de travagem automática. Este sistema utiliza os dados recolhidos pela configuração do radar e da câmara, pelo que é mais do que provável que esta funcionalidade seja incorporada quando o pacote completo for lançado. Portanto, sim, é muito parecido com os sistemas de cruise control adaptativos que encontramos nos nossos automóveis, uma vez que os sistemas de radar e de câmara dirão à moto para acelerar e abrandar consoante o ritmo do trânsito.
Naturalmente, este sistema também faria sentido em modelos de turismo como a NT1100, a Rebel 1100 e a Gold Wing.