Pretendendo melhorar as suas capacidades para viajar, a Africa Twin Adventure Sports recebeu para este ano atualizações importantes: a mais falada tem sido a montagem de uma roda dianteira de 19 polegadas, mas o motor também recebeu melhorias que fizeram subir o binário e o conforto geral também melhorou. Uma Adventure Sports com uma dinâmica agora mais apurada e que está mais confortável e ainda mais fácil de conduzir, à boa maneira Honda
Em termos de motor, o bicilíndrico paralelo de 1.084 cc continua a debitar os mesmos 75Kw de potência (cerca de 102 cv) às 7.500 rpm, mas o binário máximo subiu até aos 112 Nm às 5.500 rpm, uma melhoria de 7% a partir dos baixos regimes que se deve em especial aos novos componentes internos do motor e fizeram a taxa de compressão aumentar. Falamos de uma cambota e bielas redesenhadas, também de êmbolos com uma superfície um pouco alterada e ainda de condutas de admissão de ar de maior diâmetro. Como o sistema de injeção também foi melhorado e o sistema de escape está agora mais leve e eficiente, tudo isso contribuiu para a tal melhor resposta nos médios regimes, sem qualquer alteração na cilindrada ou na relação diâmetro vs curso do motor.
Na ciclística, mantendo o quadro intacto, a Honda monta agora as suspensões Showa EERA (de funcionamento eletrónico) de série, e que antes eram opcionais. A forquilha dianteira é de 45 mm, e em conjunto com o monoamortecedor traseiro oferecem um menor curso de 210 mm à frente e 200 mm na retaguarda, o que fez baixar um pouco a altura ao solo, também o centro de gravidade e ainda a altura do assento. Suspensões que possuem vários modos de funcionamento (Hard, Mid, Soft, Off-Road e User) e que se adaptam a cada um dos modos de condução escolhidos, mesmo se o funcionamento destas está constantemente a adaptar-se em milissegundos às conduções do terreno. Novidades é o facto de agora o condutor poder escolher, em andamento, entre 4 níveis de pré-carga diferentes. Uma das maiores novidades é contudo a inclusão de uma roda dianteira de 19 polegadas na Adventure Sports, com um pneu 110/80-R19, algo que pretende oferecer um melhor feedback ao condutor, mais agilidade e também estabilidade em aceleração e travagens mais fortes
Uma Africa Twin Adventure Sports que continua a apresentar tudo o que é necessário para uma utilização muito agradável e versátil, no dia a dia ou em viagem, na estrada ou por caminhos de terra. Agora apresenta-se com um motor mais “cheio” e com uma dinâmica ainda mais apurada no asfalto (além de mais fácil de conduzir pelos mais curtos de perna), pelo que as alterações realizadas pela Honda foram mais uma vez bem sucedidas.
Para saber tudo sobre a nova Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports pode consultar a nossa Revista Digital Motociclismo do mês de Fevereiro.
Estragaram a moto com essa roda de 19″ na dianteira