A convite da Honda, fomos até Marselha conhecer a nova versão da CB650R, e experimentar a novíssima tecnologia desenvolvida pela Honda: a E-Clutch.
A nível estético as diferenças não são muitas, mas dão nas vistas: o farol dianteiro está ligeiramente diferente, tal como as proteções do radiador e a unidade traseira. Estas mudanças dão à CB650R uma aparência mais agressiva e moderna e, além de atualizarem a estética do modelo, melhoram sua aerodinâmica e desempenho.
Com a introdução da tecnologia E-Clutch na CB650R, a Honda pretende marcar um novo capítulo na experiência de condução de motos. Esta inovação da Honda combina elementos que conhecemos, como o quickshifter, embraiagem manual e o sistema de transmissão de dupla embraiagem. Pesando apenas 2 quilos, o sistema E-Clutch é ultracompacto e não altera o hardware da embraiagem ou da transmissão.
O funcionamento deste sistema é muito simples: podemos fazer uma condução normal, tal como estamos habituados, sem ser necessário usar a manete da embraiagem para trocarmos de mudanças ou fazer pontos de embraiagem. Basta acionarmos o pedal com o pé esquerdo para realizarmos trocas de caixa, de forma rápida e consistente. O sistema E-Clutch é ativado assim que o motor é ligado e gere todos cenários de arranque e paragem de forma suave, eliminando a possibilidade de o motor “ir abaixo”.
Além do prazer e da comodidade, a E-Clutch demonstrou-se flexível ao longo dos 130 km que realizámos nas estradas francesas. O facto de termos a manete da embraiagem disponível para a acionarmos a qualquer momento transmitiu uma sensação de tranquilidade nos primeiros quilómetros. O sistema também nos permite selecionar um nível de “sensação de funcionamento”, ajustando a força necessária no pedal das mudanças para efetuar uma troca de caixa.
Para mais informações pode consultar o site oficial da Honda.