A Honda está a apresentar a sua abordagem evolutiva para um design de produto mais sustentável com a estreia europeia dos seus mais recentes conceitos de veículos urbanos electrificados – o automóvel SUSTAINA-C Concept e a moto Pocket Concept – na Semana de Design de Milão, de 16 a 21 de abril.
Ambos serão apresentados juntamente com a scooter SH125i ‘Vetro’ para demonstrar a utilização inovadora de materiais e a estética de design única que pode ser criada, reduzindo as emissões de CO2 resultantes do processo de fabrico na fábrica da Honda Italia Industriale em Atessa, Itália. Esta é uma das formas pelas quais a Honda prossegue o seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em todos os produtos e actividades empresariais até 2050.
Mostrado pela primeira vez no Salão da Mobilidade do Japão de 2024, o SUSTAINA-C Concept explora a forma como a sociedade pode ser libertada das restrições dos recursos finitos. É apresentado em conjunto com o Pocket Concept, uma moto compacta que pode ser guardada na bagageira e que permite a mobilidade nos últimos quilómetros.
Os painéis são fabricados com resina acrílica reciclada proveniente de faróis traseiros em segunda mão para criar painéis exteriores que não necessitam de pintura, permitindo à Honda criar um acabamento único e sem pintura que não seria possível com materiais tradicionais. Esta abordagem material pode reduzir as emissões durante a produção até 45% – em parte através dos materiais reciclados utilizados, mas também ao deixar os painéis sem pintura, o que pode representar até 80% das emissões de CO2 de uma fábrica de automóveis.
O modelo em exposição em Milão apresenta um efeito de mármore preto e branco, conseguido através da mistura de cores com diferentes pontos de fusão nos painéis à medida que estes são moldados – deixando um marmoreado para trás à medida que o material assenta no molde.
Para além do seu aspeto apelativo, os painéis dos veículos não só são resistentes a fissuras e capazes de voltar à sua forma original após colisões ligeiras, como também oferecem um elevado nível de resistência às intempéries, com uma degradação mínima devido à luz solar.
Na traseira, a excelente transparência da resina acrílica permitiu que a porta traseira do SUSTAINA-C Concept fosse formada por um único painel que funciona como um ecrã de smartphone. O ecrã mini-LED foi concebido para comunicar com outros utentes da estrada através de texto simples ou imagens, oferecendo assim uma nova dimensão potencial para o design exterior de veículos futuros.
Por último, a resina acrílica que está a ser utilizada demonstra uma possível abordagem à futura circulação de recursos. Desenvolvida em parceria com a Mitsubishi Chemical, quando os faróis traseiros em segunda mão são provenientes de veículos em fim de vida, são triturados e tratados, antes de serem moldados nos painéis necessários para o Conceito SUSTAINA-C. Esta é uma forma de a Honda procurar reduzir a extração de recursos e faz parte da sua exploração de tecnologias de reciclagem avançadas mais eficientes em termos energéticos, com baixo teor de carbono e rentáveis e da criação de uma cadeia de valor circular de veículo para veículo.
A Honda já está a encontrar formas de reduzir as emissões de CO2 do fabrico dos seus produtos aqui na Europa, como demonstrado pela versão “Vetro” da sua imensamente popular scooter SH125i produzida na Honda Italia Industriale. A “Vetro”, que em italiano significa vidro, é um modelo de edição especial que apresenta painéis de carenagem verdes semitransparentes e não pintados. Os processos que envolvem a utilização destes painéis na fábrica de Atessa reduzem as emissões de CO2 em 9,5% quando comparados com os processos de fabrico das carenagens pintadas normais.
Desenvolvido em parceria com a Honda Motor no Japão, o novo material é um substituto do plástico ABS tradicionalmente utilizado para peças e componentes não estruturais, ajudando a formar um estilo de carenagem elegante e unificado e uma presença premium.
A aparência elegante da SH125i Vetro é acompanhada pela sua funcionalidade e eficiência sem esforço, sendo o primeiro modelo Honda construído em Atessa a cumprir os novos objectivos de emissões EURO5+, um requisito legal para todos os novos modelos até ao final de 2024.