Nascida em 2018, a Honda CB125R é a mais pequena da família Honda ‘Neo Sports Café’, que ao longo dos anos se tem destacado pelo seu equipamento e maturidade de design. Duas atualizações evoluíram o oitavo litro japonês: a primeira em 2021 com a introdução do motor de 4 válvulas por cilindro e a forquilha Showa SFF-BP de 41 mm (a mesma instalada na CB650R), a segunda em 2023 com uma nova gama de cores. Até agora, desde que a Honda planeia uma nova evolução da CB125R para 2024, que será enriquecida no seu equipamento e aperfeiçoada na sua pintura, além de ser homologada Euro5+.
A moto naked 125 da Honda para 2024 recebe assim um novo ecrã TFT a cores de 5 polegadas, cujas funções são controladas através do novo painel de instrumentos dedicado. O painel de instrumentos oferece ao condutor a possibilidade de escolher entre três layouts para a visualização dos parâmetros de velocidade e conta-rotações, mostrando informações sobre o consumo de combustível e a mudança de velocidade engatada. Além disso, é possível escolher o número de rotações em que os LED de mudança de velocidade são activados.
Há também novidades na pintura, que apresenta quatro novas cores com uma cauda que combina com o depósito: Matt Cynos Gray Metallic, Pearl Cool White, Reef Sea Blue Metallic e Pearl Splendor Red. Todas as pinturas têm o logótipo do modelo em cores contrastantes para realçar a sua personalidade.
De resto, a CB125R mantém-se inalterada, embora debaixo do depósito de combustível de 10,1 litros esteja o monocilíndrico a quatro tempos e quatro válvulas, com 15 cv (11,0 kW) às 10.000 rpm e 11,6 Nm às 8.000 rpm, com um novo catalisador no sistema de escape e um novo mapeamento que lhe permite obter a homologação Euro5+. Tem uma caixa de seis velocidades e uma velocidade máxima de 105 km/h, com uma aceleração de 0-200 m em 11,3 segundos.
O quadro está centrado numa estrutura mista, tubular e em aço prensado, com um braço oscilante em caixa de aço com braços diferenciados.
Na traseira, o monoamortecedor está ligado na parte superior às placas laterais que abraçam o pivot, para libertar a extremidade dianteira das reacções do eixo traseiro. A cabeça de direção tem um ângulo de 24,2° e projecta um rasto de 90,2 mm com uma distância entre eixos de 1.345 mm. A distribuição de peso é equilibrada, com 51,5% à frente e 48,5% atrás, mas a massa total é muito baixa: são apenas 130 kg com o depósito cheio de gasolina, o que garante uma excelente manobrabilidade, reforçada por um ângulo de direção de 40° e um raio de viragem de 2,3 m. O assento está a 816 mm do chão.
Um sistema de iluminação Full-LED, incluindo indicadores de mudança de direção, completa o equipamento, com o grupo de luzes dianteiro a projetar um feixe de duas barras, a superior para os faróis baixos e a inferior para os faróis altos. A CB125R apresenta um consumo de combustível de 45,5 km/l (ciclo médio WMTC) e uma autonomia de mais de 460 km com o depósito cheio.