A Hero MotoCorp é um dos maiores fabricantes de motos da Índia. Atendendo a um vasto público, as ofertas da marca abrangem modelos citadinos, scooters e utilitários, bem como, muito mais recentemente, modelos premium como a Mavrick 440. A Hero MotoCorp também tem uma série de iniciativas eléctricas, como a Vida V1 e a Surge, uma startup integral dedicada ao desenvolvimento de conceitos eléctricos interessantes
No recém-concluído Hero World 2024, a Surge 32 foi revelada, e é certamente a primeira do seu género a vir de um fabricante estabelecido e convencional. A Hero descreve o S32 como um veículo elétrico do tipo “modular”, que pode ser usado como uma scooter elétrica para mobilidade pessoal e como um triciclo para transporte de carga ou passageiros. Essencialmente, o S32 é constituído por dois componentes principais: uma scooter eléctrica autónoma e um chassi com duas rodas traseiras e sem roda dianteira. Assim, tecnicamente, as pessoas que compram a S32 estão a adquirir um veículo dois em um.
A Surge afirma que são necessários apenas três minutos para converter a scooter num triciclo. Tudo o que tem de fazer é encaixar a scooter na parte da frente do chassi, onde a roda dianteira da scooter se encarregará da direção do triciclo. A roda traseira da scooter não será utilizada e ficará apoiada na plataforma do chassi. Tanto a scooter como o chassi têm os seus próprios motores e baterias independentes e a scooter liga-se ao chassi através de um dispositivo eletrónico que permite ao condutor utilizar o guiador e os comandos da scooter para conduzir o chassi.
Em termos de especificações de desempenho, a scooter S32 tem até 6 kW de potência ou cerca de 8 cv, enquanto o chassi, para ter em conta cargas mais pesadas, tem uma saída de 10 kW, ou cerca de 13,5 cv. Quanto às baterias, a Surge utilizará a tecnologia existente da Vida, subsidiária da Hero’s EV.
Na verdade, um conceito como este é completamente novo, e a Hero MotoCorp teve de trabalhar com o Ministério dos Transportes Rodoviários da Índia para criar uma nova categoria de registo de veículos denominada “L2-5”.