A Hero MotoCorp lançou uma moto muito especial: a Centennial, que se trata de um tributo ao seu fundador Brijmohan Lall Munjal por ocasião do 101.º aniversário, cuja produção é muito limitada: só existirão 100 unidades, fabricadas à mão, acessíveis apenas e só por convite.
Concebida e desenvolvida pelo Hero Centre for Innovation and Technology (CIT) na Índia e pelo Hero Tech Centre (TCG) na Alemanha, a Centennial ‘reflete o compromisso da empresa para com a inovação e excelência’. As motos serão leiloadas a funcionários, associados, parceiros de negócios e acionistas. As entregas começarão em setembro deste ano.
No coração da moto encontra-se um motor com refrigeração a líquido, monocilíndrico com cilindrada de 210 centímetros cúbicos. É o mesmo usado pela Karizma XMR, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades.
O fabrico da moto inclui trabalho à mão, fibra de carbono e alumínio. Destaca-se um braço oscilante em alumínio leve e painéis da carenagem em fibra de carbono que contribuem para uma estética distintiva e rígida. O guiador, assim como os grampos triplos e os poisa-pés traseiros são maquinados e anodizados.
A fibra de carbono e o titânio estão juntos no sistema de escape Akrapovic. Ao nível de suspensões, a Hero incluiu um monoamortecedor Wilbers ajustável carregado a gás na traseira, enquanto a forquilha invertida com ajuste em amortecimento de 43 milímetros está na parte dianteira.
O assento, apenas para o condutor, tem um capô de assento em fibra de carbono, e nas coberturas laterais encontra-se um crachá em alumínio fresado numerado alusivo à edição especial. Em termos cromáticos, o vermelho do quadro e das coberturas dos motores e braço oscilante conjugam-se com o negro dominante.