A Harley-Davidson tem acesso a 89 milhões de dólares num subsídio de competitividade governamental. O objetivo é ajudar o construtor a concretizar os investimentos necessários para o objetivo de produzir mais modelos neutros em emissões poluentes.
O financiamento provém do Departamento da Energia dos EUA através do programa Domestic Manufacturing Conversion Grant. Com este apoio, a Harley-Davidson irá ajustar e aumentar a produção de alguns motociclos elétricos – abrangendo também a marca LiveWire, que tem uma cadeia de abastecimento totalmente americana.
Num comunicado, o senador dos EUA Bob Casey sublinhou: ‘Num mundo em que a procura de veículos elétricos só está a crescer cada vez mais, temos uma obrigação de garantir que os fabricantes americanos conseguem competir num palco internacional. A Harley-Davidson é um dos construtores mais icónicos da América, e este financiamento do Inflation Reduction Act irá garantir que será capaz de continuar a liderar o mercado global nos anos e décadas vindouros’.
No início do ano, o mesmo senador tinha endereçado uma carta ao Departamento de Energia, em apoio à candidatura da Harley-Davidson a este financiamento de modo a ‘aumentar a sua capacidade de continuar a liderar a indústria no fabrico de motociclos elétricos’. Na altura, destacou os ‘investimentos significativos’ do construtor para desenvolver um ‘vasto programa para liderar o mercado global de motociclos elétricos’, começando a produção em 2019 através da LiveWire.