A Honda registou recentemente um protótipo inovador no sector das motorizadas, apresentando fotografias de uma nova café racer de 300cc. O registo ocorreu no Japão, embora existam indicações de que o desenvolvimento tenha sido realizado pela unidade brasileira fa fabricante.
O coração da máquina é um motor monocilíndrico refrigerado a ar, que partilha características com as motorizadas brasileiras XR300L Tornado e Sahara 300. Com uma cilindrada de 300cc, alcançada através de um diâmetro de 77mm e curso de 63mm, o propulsor gera cerca de 25 cavalos de potência a 7.500 rpm e binário máximo de 26.4 Nm a 5.750 rpm.
A estrutura da motorizada parece derivar da CB300F brasileira, utilizando um quadro em aço tipo backbone e amortecedor traseiro monoshock. Na frente, destaca-se uma forquilha invertida, possivelmente originária da CB300F BigWing indonésia. Uma diferença notável são os travões dianteiros de disco duplo, aparentemente exclusivos para este modelo.
O escape mostrado no protótipo ainda não incorpora sistemas de controlo de emissões, indicando que o projeto está em fase inicial. O depósito de combustível, o assento e a parte traseira são elementos exclusivos, enquanto o farol redondo com quatro LEDs parece ser o mesmo utilizado na atual Rebel 300.
Este novo projeto sugere que a Honda pode estar a mirar o mercado crescente de motorizadas clássicas monocilíndricas, segmento onde fabricantes como Royal Enfield e Triumph têm-se destacado. O registo formal do design indica que a empresa pode estar a considerar seriamente a produção deste modelo.
Source: Cycleworld