A Fuell, empresa de veículos elétricos de duas rodas fundada por Erik Buell, nome conhecido na indústria motociclística americana, declarou falência ao abrigo do Capítulo 7, confirmando que não entregará as motos aos clientes que fizeram pré-encomendas nem emitirá reembolsos (por agora, pelo menos).
A empresa, que surgiu após a saída de Erik da Buell Motorcycles, apostou no mercado da mobilidade elétrica com uma gama de bicicletas elétricas e, posteriormente, uma mota elétrica de tamanho completo.
O modelo Fllow (grafia correta) apresentava especificações promissoras no papel: autonomia de 240 quilómetros por carga e potência contínua de aproximadamente 47 cavalos. A Fuell aceitou pré-encomendas no valor de 92 euros, com um valor remanescente de 12.875 euros a pagar na entrega da mota finalizada. A empresa prometeu que o Fllow chegaria aos clientes até setembro de 2024.
Situação atual
A Fuell declarou falência após constatar não possuir fundos necessários para cobrir os custos de produção e distribuição dos seus produtos. Situação similar ocorreu com as bicicletas elétricas Flluid-2 e Flluid-3 (grafias corretas). A empresa angariou mais de 1,38 milhões de euros através de uma campanha de crowdfunding na Indiegogo, mas as bicicletas nunca chegaram à produção em massa.
Apesar das tentativas de angariar fundos adicionais para saldar dívidas e cumprir com as entregas das bicicletas elétricas pré-encomendadas, estes esforços foram infrutíferos. O advogado que representa a empresa confirmou que todos os fundos foram esgotados e não há funcionários disponíveis para responder às questões dos credores.
Contexto industrial
Esta falência surge num momento particularmente difícil para a indústria, com grandes empresas como KTM, Harley-Davidson e Polaris a enfrentarem sérias dificuldades devido à redução dos orçamentos dos consumidores para veículos recreativos.
O cenário atual sugere que o mercado de veículos elétricos precisará focar-se em oferecer mobilidade fiável, económica e acessível.
Source: fuell.com