O bom funcionamento de um motor de combustão requer a admissão constante de um determinado volume de ar filtrado. De facto, um motor de alto rendimento em plena carga pode consumir até cerca de 100 litros de ar por segundo.
A filtração do ar atmosférico é um passo essencial para proteger o motor e outros componentes contra desgaste desnecessário. O ar admitido pode conter todo o tipo de corpos estranhos, desde partículas minerais, como poeiras, a partículas orgânicas, como pólen e folhas. Impurezas destas podem provocar entupimentos e atrito em partes móveis, comprometendo o funcionamento fiável do motor e reduzindo a vida útil do motociclo em geral. Nesse sentido, é crucial assegurar uma retenção destas partículas logo no início da admissão de ar. É para isso que servem os filtros de ar do motor.
O desempenho de filtragem e a capacidade de retenção de corpos estranhos são características fundamentais destes componentes. O desempenho de filtragem caracteriza-se pela proporção entre a quantidade de corpos estranhos que entra e sai do elemento filtrante quando este é atravessado por um fluxo de ar poeirento. A capacidade de reter corpos estranhos concerne a quantidade de poeiras que o filtro consegue reter até obstruir o fluxo de ar. Adicionalmente, os elementos filtrantes devem possuir uma determinada robustez mecânica, térmica e química, bem como ter a capacidade de insonorizar o motor e de retardar chamas.
Há filtros de ar de várias formas e tipos. Um tipo muito comum é o seco, fabricado em feltro sintético ou partir de papel microporoso plissado e impregnado com resina (motas de pista). Além disso, há componentes em esponja com óleo (motas de enduro e cross). Entre as marcas mais populares encontram-se a K&N e a Hiflofiltro, entre outras.
Filtro de ar: imagem em auto-doc.pt
Vida útil de filtros e sintomas de entupimento
Com a acumulação de partículas, o componente alcança gradualmente o limite da capacidade de retenção. Isto implica também uma redução gradual da quantidade de ar admitida ao motor por unidade de tempo. A redução do ar admitido pode provocar uma diminuição de potência, problemas no arranque ou uma eficiência de consumo de combustível reduzida.
Filtros secos são geralmente substituídos ao alcançarem a sua vida útil. A sua duração depende das condições em que são usados. Quando a mota é usada em ambientes poeirentos, o filtro têm de ser substituído num período menor. A sua vida útil em condições normais é de 10.000 a 20.000 km.
Os filtros de ar em óleo podem ser geralmente lavados com um produto especial e secados posteriormente. Convém usar equipamento de proteção pessoal durante o procedimento. Os restos da lavagem devem ser armazenados e eliminados devidamente para proteger meio-ambiente. Antes da remontagem os componentes devem ser tratados novamente com óleo especial. O elemento filtrante deve ser substituído quando apresentar danos.
A propósito, determinados modelos de motas dispõe de um filtro secundário de ar para o ralenti. Este também deve ser verificado regularmente.
Substituição
Geralmente, a substituição é relativamente fácil. Convém, antes de mais, ler o manual de instruções, preparar as ferramentas necessárias e comprar um componente novo ou produtos de limpeza adequados. Depois basta realizar o seguinte procedimento:
- Localizar o local de montagem do componente.
- Memorizar ou fotografar a sua posição.
- Desmontar o elemento filtrante usado.
- Limpar ou substituí-lo.
- Voltar a montar o componente tendo atenção a sua posição e a estanquidade.