Se há «alguém» preocupado na grelha esse «alguém» é sem dúvida Fabio Quartararo. O início de temporada esteve longe de ser o ideal para a Monster Energy Yamaha MotoGP Team e o antigo campeão do mundo não escondeu a sua preocupação com o estado atual da sua moto, chegando mesmo a dizer que, neste momento, a equipa está ‘mais longe do que nunca’, em comparação com os seus adversários.
O francês mostrou-se bastante preocupado no final do primeiro GP da época, e mais ainda após a corrida de domingo, como referiu citado no Motorsport quando questionado se a sua Yamaha está no seu pior nível, com este a ir ainda mais longe: ‘Comparado com o nível atual, diria que sim. Melhorámos, por isso é algo difícil de dizer. Mas o nível da nossa moto em comparação com as outras, é verdade que estamos mais longe do que nunca’.
Ainda assim, Quartararo notou algumas melhorias, mas, no momento atual da categoria, a Yamaha ainda está longe… ainda mais do que em 2023, acrescentou: ‘Estamos mais longe do que no ano passado. Melhorámos um pouco, mas eles são ainda melhores e mais rápidos do que no ano passado’.
E esta diferença para os outros não se refere apenas à Ducati, KTM e Aprilia, assegurou, olhando para a também em dificuldades Honda: ‘Portanto, a diferença entre todos os construtores europeus e nós é ainda maior – mesmo para a Honda senti que no domingo nos faltou alguma coisa, e eles também estão a lutar muito. Mas senti que estivemos ainda pior no domingo’.