• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Fã de Petrucci fez para si mesmo uma réplica da moto de MotoGP da KTM

by Redação
Dezembro 4, 2023
in Destaque Comércio
0
Fã de Petrucci fez para si mesmo uma réplica da moto de MotoGP da KTM

Fonte:https://www.todocircuito.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Alessio é um fã de MotoGP, e também um dos maiores fãs de Danilo Petrucci. O motociclista italiano sempre teve um sonho, e esse sonho foi realizado quando fez uma réplica da última moto de MotoGP com que “Petrux” correu no Campeonato do Mundo há duas épocas, a RC16 da equipa Tech3, que atualmente é a equipa de fábrica da GASGAS no MotoGP.

Com esta ideia em mente, Alessio começou a dar forma à sua ambição quando comprou uma KTM RC8R de 2015, uma das últimas unidades deste peculiar motor bicilíndrico de 1.195 cc com 175 cv de potência. Quando Fabrio Dri, um artesão de carenagens de motos, encontrou Alessio, tudo fez sentido, e foi então que os dois decidiram criar de raiz uma réplica da moto RC16 MotoGP de Danilo Petrucci com base na RC8R, um projeto que, após vários meses de trabalho, foi finalmente apresentado.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

KTM está de volta e celebra nova fase da vida, em vídeo

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

Fonte:https://www.todocircuito.com

Fabrio Dri é o proprietário da Kooso Compositi, uma empresa especializada em carenagens de motos e decorações exclusivas; depois de falar com Alessio e finalizar a sua ideia, Fabrio começou a desenvolver os desenhos numa folha de papel em branco, um trabalho complexo, uma vez que teve de começar do zero, utilizando apenas como referência as fotografias que conseguiu obter da RC16 para o orientar.

Após vários meses de trabalho, a réplica da carenagem de fibra de vidro de MotoGP estava completa, mas o seu trabalho não terminou. Fabrio Dri também teve de imaginar e desenhar inúmeras peças em fibra de carbono, começando pelas impressionantes asas dianteiras trazidas diretamente da competição, passando por outros elementos como a cobertura do braço oscilante traseiro, ambos os guarda-lamas, a entrada da caixa de ar dianteira – onde se esconde o farol – e muitos outros elementos presentes na moto. 

Fonte:https://www.todocircuito.com
Fonte:https://www.todocircuito.com

Para o quadro, Alessio optou por manter a suspensão WP e os travões Brembo da RC16, o suficiente para desfrutar deste modelo na estrada. O quadro tubular em aço mantém-se inalterado, apresentando a forma tubular caraterística que sempre identificou as motos nascidas em Mattighofen e que ainda hoje se aplica no MotoGP, embora agora algumas secções de forma retangular se misturem com o seu quadro tubular.

Fabrio Dri apresentou com estas palavras aquela que é possivelmente a moto que lhe exigiu mais tempo a desenvolver e da qual mais se orgulha: “Isto é o que acontece quando o teu cliente, que é um grande fã do Petrucci, vem e diz-te que gostaria de ter uma réplica de estrada da sua última moto de MotoGP, começando com uma KTM RC8 de estrada, mas quer o número “8” porque não é tão rápido como o Danilo. Este trabalho foi feito há mais de um ano, mas por várias razões não tinha publicado as maravilhosas fotografias que Flashblesst tirou da minha criação. Parte da estrutura foi feita a partir de uma base existente, mas a maior parte foi feita de raiz, completamente à mão livre, tal como todas as peças de carbono.

Fonte:https://www.todocircuito.com

Não satisfeito com o visual final, Alessio não ficou convencido com o escape original que saía da carenagem da moto e acabou por encomendar um sistema completo em aço inoxidável aos especialistas da Virex, que reproduziram os tubos de escape da moto RC16 MotoGP para criar um novo sistema de escape que também cumpre as normas de ruído devido à instalação de um Db-Killer.

Acreditem ou não, Alessio conseguiu que esta RC8GP fosse homologada no seu país, Itália, para poder circular na via pública. Claro que deve ser fantástico ver Alessio chegar a qualquer encontro de motos com esta réplica pintada com o laranja brilhante que a KTM usava na sua fase pré-GASGAS. Resumindo, um belo sonho tornado realidade para este fã incondicional de Danilo Petrucci.

Tags: 2023Danilo PetrucciKTMNoticiasTech3

Related

Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

Com a apresentação do EV Outlier Concept no Japan Mobility Show 2025, a Honda deixou claro que a eletrificação das duas rodas, para a marca, não passa por...

Read moreDetails

Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

A Suzuki apresentou a nova Suzuki Hayabusa Special Edition, reforçando a evolução de um dos modelos mais icónicos da história das motos de alta performance. Mais de duas...

Read moreDetails

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.