Fabio Quartararo terminou o último dia da época na 12ª posição nos testes em Valência. O piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP™ terminou a época de 2022/2023 na 10ª posição da geral e espera melhorar significativamente na próxima época.
Em debrief o piloto francês falou sobre as sensações da nova moto para a próxima época.
– ‘ A nova moto tinha muito trabalho por fazer, especialmente no aspeto aerodinâmico. Penso que fizemos um passo em frente nessa questão, mas precisamos de mudar o equilíbrio da moto. Não tivémos tempo suficiente porque começámos uma hora mais tarde e penso que temos de ajustar a moto, experimentámos uma nova carenagem e o motor novo é muito semelhante ao antigo, mas ligeiramente melhor. Terei agora uma reunião com a Yamaha para discutir o dia de hoje, penso que a nova aerodinâmica é boa para a próxima época. Há muito por desenvolver e evoluir, mas espero muito mais, claro que ainda estamos muito longe da próxima época, mas continuamos muito longe dos pilotos da frente. Hoje estava muito vento e frio não ajudou muito, na Malásia estaremos melhor a testar porque tem curvas muito importantes para nós desenvolvermos a moto. Continuamos muito longe do que queremos e espero que estes três dias que temos na Malásia consigamos evoluir bastante.
Questionado sobre o novo companheiro de equipa e o que poderá ajudar na evolução da moto para a próxima época, Fábio respondeu: ‘ É difícil dizer ainda, porque o Alex tá ainda no primeiro dia e as sensações que teve hoje são mais para ele do que para nós. As condições também não foram as ideais e é difícil estarmos na mesma direção. Na Malásia acho que teremos de falar mais para evoluir, mas neste momento, com um dia de testes não justifica falar com ele.
Fabio Quartaro falou também sobre a importância dos testes na Malásia para a Yamaha e para perceber a evolução da moto.
– ‘ Penso que a nossa mentalidade está diferente,estamos mais perto da mentalidade dos fabricantes europeus. Queremos ter tudo de forma mais rápida, penso que o momento mais importante será entre Fevereiro a Julho, será essencial evoluir a moto nessa fase e aí veremos a mudança de mentalidade em ter tudo e desenvolver muito mais rápido a moto. Houve melhorias hoje, mas continuamos muito longe dos outros pilotos. Temos memo de trabalhar muito e perceber o que podemos evoluir para ser melhores.’