É facto indesmentível que, ao longo dos últimos anos, a competitividade da Yamaha YZR-M1 se deteriorou no MotoGP. Sobretudo em 2023 isso foi visível, depois de em 2021 Fabio Quartararo ter sido campeão, lutando pelo título até à última ronda da época seguinte.
O francês quer melhorias e, em declarações ao site SPEEDWEEK.com, disse o que é preciso: ‘Aceleração, aerodinâmica, dispositivos e viragem. Precisamos de recuperar o comportamento em curva que tínhamos no passado. Mesmo com o que tínhamos no passado, além de aerodinâmica ligeiramente modificada e mais potência, seríamos capazes de melhorar significativamente. Depois, seguramente, os dispositivos e tudo é importante, mas tem mais a ver com sentir-me um pouco mais confortável na moto. Com um dispositivo automático, para que nem sempre tenhas de o premir num sítio difícil’.
A retoma da ação em pista é no início de fevereiro com os testes de Sepang, e Quartararo frisou que conta com novidades: ‘Espero mesmo que tragam algo grande, em especial para a Malásia’.