A Vespa GTV nasceu em 2006 para recuperar um design mais clássico e afirmar-se como a mais pura das Vespa, com o farol baixo posicionado no para-lamas dianteiro. Em 2023 o clássico encontra o moderno, com a Vespa GTV totalmente remodelada a apresentar argumentos tecnológicos e um toque desportivo.
Começando pelo motor, esta GTV está equipada com um bloco monocilíndrico HPE de 300 cc, com 23,8 cv, o que significa que este é o motor mais potente alguma vez colocado numa Vespa. Contamos ainda com 26 Nm de binário máximo às 5.250 rpm, mas a GTV brilha desde cedo, com uma boa resposta ao arrancar e sabemos que essa é uma das características das motos da marca italiana e dos seus blocos.
Velocidade de ponta não é o forte desta Vespa, e a falta de proteção aerodinâmica pode ser um ponto a favor desta característica. Ainda assim, até a velocidades perto dos 110 km/h, a resposta é sempre pronta e adequada para os quase 24 cv que encontramos na GTV. Mas sendo uma Vespa, provavelmente o seu propósito será para deslocações citadinas e aí este monocilíndrico não deixa nada a desejar e comporta-se muito bem. Contudo, se pretendermos realizar um pouco de autoestrada, ele não se recusa e não vos vai deixar ficar mal se não pretenderem ir para além dos limites de velocidade – o que não devem fazer.
COMPACTA E ÁGIL
Quando olhamos para as rodas de 12” da GTV não imaginamos que vá ser muito confortável, mas faz-nos lembrar o Messi. E os fãs do craque argentino já perceberam o que quis dizer, mas eu explico. Baixa, com centro de gravidade perto do chão, rodas pequenas, o que se vai traduzir em maior agilidade. Isto tudo na teoria, claro. Naturalmente o cuidado deve ser maior com alguns buracos, mas ainda assim as jantes de 12” em conjunto com uma boa suspensão dianteira monobraço e um duplo amortecedor traseiro tornam a GTVbastante eficaz a absorver as irregularidades da estrada, mesmo com as rodas de menores dimensões e com um curso também ele curto. Contudo, nem tudo são pontos positivos no que diz respeito à ciclística, uma vez que os travões revelaram estar um pouco aquém do esperado, principalmente o dianteiro que apenas entra em ação depois de uma grande viagem da manete dianteira.
É verdade que acionando ambos os travões, dianteiro e traseiro, é menos percetível este pequeno detalhe na manete dianteira, mas se usarmos apenas o disco da frente vamos sentir que é necessária demasiada força e distância na manete para que a GTV pare da forma como queremos, e mesmo assim, a mordida do disco não parece ser a mais eficaz. O assento revelou ser também algo rijo para tiradas um pouco mais longas, mas totalmente adequado para as nossas deslocações na cidade, assim como a posição de condução, bastante espaçosa e com as pernas numa posição confortável. O guiador tem a largura necessária para nos deixar confortáveis, possibilitando mexer a GTV de um lado para o outro sem esforço. Temos ainda uma brecagem enorme que nos permite manobrar esta Vespa em qualquer lugar, por muito apertado que seja.
O MELHOR Binário a baixa rotação, agilidade, design A MELHORAR Travagem, conforto do assento
DESENHO CLÁSSICO, TECNOLOGIA MODERNA
No departamento tecnológico esta Vespa monta um sistema de iluminação full LED e uma instrumentação LCD redonda. Não é o painel com mais informação que encontramos no mercado, mas apresenta o essencial e com excelente visibilidade. É ainda possível conectar o telemóvel com o Vespa MIA, que é equipamento opcional para esta moto, algo que vai permitir ver as notificações relativas a chamadas, mensagens e música. Ainda na tecnologia, esta GTV vem equipada com ABS e controlo de tração, que revelou ser bastante intrusivo, por vezes até em demasia, impedindo a progressão de marcha e continuando ativo por alguns segundos, mesmo quando a situação de falta de tração já havia sido ultrapassada. Esta GTV conta ainda com o sistema keyless que permite ativação da ignição sem necessidade da chave tradicional, o que complementa o avanço tecnológico que a Piaggio impingiu neste modelo.
A nova Vespa GTV combina praticamente na perfeição o estilo clássico com a tecnologia moderna. Com um visual bem característico, acompanhada por um bom conjunto de motor e ciclística, esta scooter está disponível por um preço a partir de 7.799€ e certamente vai atrair os maiores e mais verdadeiros fãs da marca italiana. Se procura uma cor mais discreta, pode sempre optar pelo preto, mas nunca se vai livrar dos apontamentos em laranja.
VESPA GTV
MOTOR monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigeração líquida
CILINDRADA 278 cc
POTÊNCIA 17,5 kW (24,8 cv) @8.250 rpm
BINÁRIO 26 Nm @ 5.250 rpm
CAIXA CVT com conversor de binário
QUADRO treliça tubular em aço
DEPÓSITO 8,5 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA monobraço com mola helicoidal e monoamortecedor hidráulico
SUSPENSÃO TRASEIRA duplo amortecedor hidráulico com ajuste de pré-carga em 4 posições
TRAVÃO DIANTEIRO disco em aço inox, Ø 220 mm com controlo hidráulico – ABS/ASR
TRAVÃO TRASEIRO disco em aço inox, Ø 220 mm com controlo hidráulico – ABS/ASR
PNEU DIANTEIRO 120/70 – 12”
PNEU TRASEIRO 130/70 – 12”
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.375 mm
ALTURA DO ASSENTO 790 mm
PESO 157 kg
P.V.P. (desde): 7.799 €