• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Ensaios e Comparativos

Ensaio – Usada do mês – Honda VFR800 VTEC – sete mil – o número mágico

by Redação
Janeiro 15, 2024
in Ensaios e Comparativos, Novidades - Actualidade
0
Ensaio – Usada do mês – Honda VFR800 VTEC – sete mil – o número mágico

Fonte:Motociclismo

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O que não falta à Honda são modelos icónicos e símbolos de gerações. Em 1986 nasceu mais um, a Honda VFR750F, a primeira VFR de sempre. Desde então estas siglas seguem o legado da Honda para todo o lado. Testámos a primeira VFR800 VTEC (e provavelmente das primeiras no nosso país) e fomos fazer uns quilómetros para vos contar tudo.

Já passaram mais de 35 anos desde o lançamento do modelo VFR original e a sua popularidade parece estar a atingir novos máximos. A VFR750 F de 86’ era uma moto com muita qualidade e com um preço acessível para aquilo que oferecia. São muitos os que afirmam que isso se deveu à tentativa da marca nipónica em se distanciar e redimir do lançamento da Honda VF, originalmente colocada no mercado em 1983.

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

Não querendo cometer os mesmos erros do passado, a Honda tentou imediatamente cimentar a VFR no mercado e à data da renovação da moto original, em 1990, surge a segunda geração e a marca da asa dourada já tinha uma base sólida onde trabalhar. Em 1998 surge uma nova renovação quase total da moto, com o aumento da cilindrada do V4, passando de 748 cc para 781 cc, bem como a potência do mesmo que chegou aos 110 cv. O quadro e o braço oscilante também foram alvo de modificações profundas de forma a reduzir o peso da VFR e a introdução da travagem combinada com ABS foi igualmente importante, mas não agradou a todos.

Em 2002 a VFR divide ainda mais opiniões, com uma nova geração em que a Honda introduz o sistema V-Tec, testado inicialmente na CB400SF VTEC, lançada apenas para o mercado japonês em 1999. Criado para proporcionar uma boa resposta em baixos e médios regimes, este sistema – de forma simplificada – desativava duas das válvulas em cada cilindro oferecendo melhor combustão e resposta até às 7.000 rpm, altura em que as 4 válvulas por cilindro eram ativadas e o potencial do motor libertado na sua totalidade! Na teoria, o V-Tec é um sistema perfeito no que diz respeito ao que pode oferecer, mas a verdade é que as críticas foram mistas, com muitos utilizadores a ficarem agradados e outros tantos a afirmarem que as desvantagens eram maiores do que os ganhos.

EXPERIENCIAR O V-TEC

Fonte:Motociclismo

É verdade, o foco desta versão é sem dúvida o motor V4 com o sistema V-Tec e é por aí que devemos começar a contar a nossa experiência com esta moto. A unidade ensaiada contava com pouco mais de 27.000 km e está num estado de conservação irrepreensível, desde a estética ao motor. E sim, atualmente existem sistemas de válvulas variáveis em diversos modelos e marcas diferentes, mas talvez este seja o mais famoso do mundo e conseguimos perceber o porquê. A VFR800 V-Tec tem uma sonoridade inacreditável em toda a faixa de rotação – especialmente esta unidade com os escapes da Delkevic – e é difícil ignorar o enorme folgo que a moto ganha a partir das 7.000 rpm. É também complicado de ignorar que a entrada em ação do V-Tec é bem notória e está algo ultrapassada em termos de suavidade, quando comparada com os padrões atuais de outros sistemas semelhantes. Aqui sente-se como se fosse um pequeno turbo.

Mas é incontrolável ou perigoso? Não. Nem perto disso. Bem pelo contrário. Coloca um sorriso enorme na cara e cria uma vontade ainda maior de andar sempre acima da 7.000 rpm e ouvir o V4 a rugir em todo o seu esplendor. A verdade é que esta moto conta com um motor muito “simpático” e amigável em rotações mais modestas e quando decidimos abrir a “jaula” ao V4 em alta rotação, ele é o rei da selva. Ou da estrada neste caso.

O CONJUNTO

Fonte:Motociclismo

Esta moto tem um coração tão único que quase nos faz esquecer do restante conjunto, que também é bastante apelativo. Desde a sua génese que a VFR não tem um propósito meramente desportivo, mas também não é uma moto de turismo. É sim uma sport touring, um termo quase desconhecido hoje em dia na verdade. A moto é cómoda, com um assento largo e espaçoso e uns avanços subidos para maior conforto em deslocações na cidade e fora desta. Simultaneamente a suspensão dianteira de 43 mm oferece um bom comportamento em condução mais aplicada (apesar de só possuir ajuste da pré-carga), assim como o amortecedor com ligação Pro-Link – com ajuste de pré-carga e extensão – conectado a um suporte de alumínio na parte de trás do motor. E pode não ser uma desportiva pura e dura, mas a VFR800 V-Tec oferece sensações muito boas e momentos de diversão quando é solicitado todo o seu potencial.

Contudo, é na parte mais turística e relaxada que esta moto se destaca, com o conforto e facilidade de condução a estarem em destaque para grandes deslocações a ritmos mais rápidos, ou mesmo pequenos trajetos em cidade a baixa velocidade. O acelerador é preciso e a embraiagem e caixa suaves, tendo em conta os mais de 20 anos deste modelo.

Mas há algo a apontar – nada é perfeito. Os travões. Apesar de já contar com um sistema de travagem combinada, tanto a potência como o tato não são os melhores. É necessária muita pressão na manete do lado direito e mesmo após aplicar muita força, a eficácia não se revela a melhor e garantidamente que o sistema está longe do que se espera de uma moto sport touring atualmente, mas também das motos da sua época.

A FAZ TUDO

Fonte:Motociclismo

No fim do dia foi impossível largar esta VFR sem um sorriso na cara, muito por culpa da sonoridade incrível do seu V4. Ainda assim, todo o seu conjunto é prazeroso e oferece boas sensações em qualquer situação de condução. E há sempre algo neste tipo de trabalhos que dá um gozo especial. A ausência de eletrónica e sistemas avançados de segurança faz-nos pilotar a moto de uma forma diferente, e muitas vezes desfrutar mais e aproveitar melhor tudo o que esta tem para dar. As sensações são mais reais e viscerais, e quando essas sensações são boas, há pouco que se possa dizer para contrariar o enorme sorriso que fica no rosto.

A moto não é perfeita e os seus 22 anos dão sinais em alguns departamentos, especialmente na travagem (noutros até nos esquecemos das duas décadas), mas não deixam esta VFR800 V-Tec perder a capacidade de nos proporcionar enorme prazer de condução.

O PROPRIETÁRIO – RUI JORGE

Fonte:Motociclismo

«Lembro-me que em 2001, quando tirei a minha carta de moto, de ter visto nas revistas da especialidade as primeiras imagens da Honda VFR800 VTEC, e fiquei apaixonado.

Era a moto que queria para mim um dia, mas a vida deu umas voltas e acabei por ficar com a GSX-R 1000 durante anos (também uma moto que sempre sonhei ter). Passados 20 anos tive a oportunidade de adquirir esta VFR e fez-se o círculo, além que foi uma maneira de homenagear o meu pai que teve uma VFR de ’94, umas das motos mais marcantes da vida dele.

Embora não tenha uma potência por aí além, mal o sistema VTEC entra em ação pelas 7000 rpm, esta VFR parece ganhar uma nova alma, com um som incrível do V4 a sair pelas ponteiras que instalei. Ainda hoje a estética é supermoderna, tem um conforto incrível seja para condutor ou passageiro e o prazer de condução é soberbo.

Resumindo, sinto-me um felizardo, pois até hoje tive as duas motos de sonho de quando era miúdo, a Suzuki GSX-R 1000 e esta magnifica Honda VFR 800 VTEC.»

HONDA VFR800 VTEC

Fonte:Motociclismo

MOTOR 4 cilindros em V

CILINDRADA 781,7 cc

POTÊNCIA 81 kW (110 cv) @ 10,500 rpm

BINÁRIO 82 Nm @8.500 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO dupla trave em alumínio

DEPÓSITO 20,8 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica de 41 mm , curso de 100 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor pro-link com sistema pro arm, curso de 120 mm

TRAVÃO DIANTEIRO duplo disco de 296 mm, pinças de 3 êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco de 256 mm, pinça de 3 êmbolos

PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR17

PNEU TRASEIRO 180/55 ZR17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.440 mm

ALTURA DO ASSENTO 805 mm

PESO 208 kg (a seco)

Tags: 2024HondaNoticiasVFR800 VTEC

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.