Não são muitas as scooters verdadeiramente desportivas que podemos encontrar à venda no mercado nacional. As que existem são no entanto muito boas, e só algumas motos de estrada conseguem oferecer a dinâmica apurada destas automáticas de média cilindrada. Uma das propostas é esta SYM Maxsym TL 508, que foi renovada e está agora mais potente mas também com um superior nível de equipamento.
O segmento das scooters desportivas é pequeno e exclusivo, mas oferece números de vendas interessantes, mesmo sem falarmos de países como Itália e França onde a Yamaha TMAX foi sempre uma campeã de vendas. Este é sem dúvida o modelo mais famoso no segmento das automáticas desportivas premium, onde encontramos também a Kymco AK 550 Premium e por onde já passaram mais alguns modelos de outras marcas. A Honda, por exemplo, também possui propostas nesta categoria, mas com uma caixa DCT, que é diferente de todas as outras que são automáticas de aceleração contínua.
APARECIMENTO
A SYM, marca de Taiwan conhecida pela boa relação preço – qualidade dos seus produtos, surpreendeu em 2019 quando surgiu com um novo modelo para este segmento, imediatamente conotado como um veículo desportivo, na estética e na construção. Foram buscar inspiração à campeão de vendas do segmento e lançaram a TL, com motor bicilíndrico e caixa automática CVT com transmissão final por corrente. A repartição de peso era igual nos dois eixos, ajudada pela montagem central do motor, possuía quadro tubular em aço e um bem desenhado monoamortecedor lateral, além de um braço-oscilante em alumínio. Um seja, logo quando foi lançada na sua primeira geração, a TL mostrava ser uma scooter bem desportiva, apesar de manter pormenores de maxi-scooter como uma elevada proteção aerodinâmica.
Debaixo do assento o espaço era suficiente para guardar um capacete e mais alguns objetos, contava com porta-luvas na frente e a instrumentação digital a cores era bastante “animada”, digamos assim. Pois para 2023 as principais características desta TL mantiveram-se, e falamos de jantes de 15 polegadas que montam pneus desportivos, uma forquilha invertida na frente e uma travagem com pinças radiais e discos recortados. Outras características fundamentais são a montagem central do motor e o posicionamento lateral do monoamortecedor traseiro, ambos para ofereceram um comportamento dinâmico irrepreensível.
SEGUNDA GERAÇÃO
Nesta renovação a estética manteve-se mas o novo motor bicilíndrico paralelo apresenta uma maior cilindrada, potência e binário. São 508 cc que debitam 45,5 cv às 6.750 rpm, ou seja, uma subida de 11% face ao motor anterior. Esta SYM está também mais equipada, oferecendo agora um sistema de controlo de tração e ainda um sistema de ignição sem chave (keyless) para uma utilização geral bem mais confortável.
O MELHOR Comportamento das suspensões, solidez do conjunto, prazer de condução A MELHORAR Espaço para os pés, tato brusco do motor a baixa velocidade, pára-brisas demasiado elevado
Mas não há volta a dar. A principal característica desta scooter é mesmo a sua condução, muito divertida e segura, mesmo a ritmos que normalmente não são praticados com uma automática. A suspensão, em especial, é de uma enorme qualidade, especialmente a traseira, e temos de ir para gamas de motos bem elevadas para encontrar a mesma eficácia deste modelo. Mas até aqui não temos novidades, pois o modelo anterior já era assim, enquanto a travagem mantém-se de qualidade, no tato das manetes e na potência que as pinças exercem nos discos. A maior diferença está agora no motor bicilíndrico, suave mas mais potente e que alonga mais, capaz de ultrapassar agora com facilidade os 165 km/h, com o consumo médio a rondar os 4,6 litros por cada 100 km. Ágil, muito estável, com uma elevada altura ao solo e pneus Maxxis com bastante aderência, esta Maxsym continua a ser uma das scooters mais eficazes do segmento, sendo agora mais rápida e com um bom sistema de ignição sem chave. Quanto ao controlo de tração é uma mais-valia, mais até na cidade e em condições de fraca aderência do que propriamente em condução desportiva.
Em relação ao que menos gostámos, o espaço para os pés é algo reduzido e estes seguem numa posição algo avançada, enquanto o acelerador é um pouco sensível a baixa velocidade. Queremos com isto dizer que, apesar do motor ser muito suave, o tato a baixa velocidade é sempre um pouco brusco, pelo que na cidade precisamos de algum hábito, até porque se sente bastante o travão motor nestas situações. Também na cidade gostaríamos que o para-brisas fosse mais baixo (é regulável com ferramenta mas fica sempre elevado), para termos uma melhor visibilidade e algum vento a bater na nossa cara durante os dias mais quentes. E já agora, se o guiador fosse ligeiramente mais elevado a posição de condução seria ainda melhor.
Quanto à instrumentação, apesar de tantas formas de visualização à escolha, esta já merecia uma atualização, na estética do painel e também nas informações, pois mesmo com tantos dados falta-nos algo tão importante como o consumo médio (o nosso foi medido na bomba), e a autonomia do modelo. Por outro lado, se não ligam muito a pormenores e querem uma scooter desportiva a um bom preço, então será esta a vossa escolha! Quanto às cores, este azul do teste já não está em comercialização entre nós. Para as outras duas decorações, cinza nardo e preto mate são 5 anos de garantia e um preço de 10.449 €, números interessantes para uma scooter que não deixa de ser versátil, como qualquer outra, mas que neste é bem desportiva (e divertida). Resta saber até que ponto conseguirá batalhar nas vendas com a mais famosa scooter desportiva do mundo, desde há muitos anos considerada como a referência na classe.
SYM MAXSYM TL 508
MOTOR bicilíndrico paralelo a 4 tempos, refrigeração líquida
CILINDRADA 508 cc
POTÊNCIA 45,5 cv @6.750 rpm
BINÁRIO 49,9 Nm @5.250 rpm
CAIXA automática – CVT
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 12,5 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida de 41 mm, curso n.d.
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor em posição lateral, curso n.d.
TRAVÃO DIANTEIRO dois discos de 275 mm, pinças radiais de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 275 mm
PNEU DIANTEIRO 120/70-15
PNEU TRASEIRO 160/60-15
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.543 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
PESO 227 kg
P.V.P. desde 10.499 €