As motos do segmento custom mostravam no passado uma imagem algo pesada e demasiado sóbria. A QJ Motor, que entrou recentemente no mercado com uma imagem bem jovem, quis transparecer toda essa dinâmica e inovação para a sua custom mais pequena, a SRV 125? Uma moto bonita e bem equipada, mas passará no nosso teste?
Com presença ainda recente no mercado português, a QJ Motor é uma marca da Qianjiang Motorcycle – empresa especializada na produção de automóveis e motos – e que por sua vez pertence ao grupo Geely, fabricante de automóveis que controla importantes marcas do mercado. A QJ Motor, em específico, possui uma gama bastante completa com modelos de baixa e média cilindrada – que temos vindo a mostrar aqui na revista – mas é importante dizer que esta SRV 125 é já uma das suas motos mais vendidas. Fomos a Tarragona tentar perceber porquê.
POSICIONAMENTO E DESTAQUES
Esta pequena cruiser, também podemos chamar assim, é a mais acessível da marca. E sendo uma 125, pode ser conduzida por condutores com carta de condução automóvel, que encontram aqui uma moto muito fácil de conduzir no dia a dia, sem prescindir de um estilo bastante vincado que muito procuram. E se por um lado o segmento custom não tem o peso de outrora, ultimamente esta categoria de motos voltou a renascer, como o comprova o facto de 11,2% das motos vendidas no nosso país serem deste segmento. Quanto às motos custom de 125 cc, ocupam no nosso país a fatia de 6,1% do total de motos vendidas.
Quanto aos principais destaques desta SRV 125, temos de falar imediatamente do seu motor monocilíndrico, pois possui refrigeração líquida e está no topo do que a lei permite em termos de potência máxima, com os seus 14,9 cv. Uma moto que possui ainda travagem com ABS em ambas as rodas – o que também nem sempre é possível de encontrar em motos de 125 cc, e além do PVP ser bastante atrativo a garantia é de 6 anos, o que não deixa de ser um importante argumento.
Encontramos ainda farol dianteiro full LED e os amortecedores traseiros possuem regulação na pré-carga da mola. As jantes são de 17 polegadas à frente e de 15 na retaguarda, e a instrumentação é LCD, bastante simples na informação oferecida. Ainda em termos de equipamento esta QJ possui duas tomadas de carregamento, uma USB e uma entrada do tipo C. O assento está colocado apenas a 720 mm do solo e o conjunto apresenta um peso de 150 kg, com a SRV a estar disponível em três decorações: num sóbrio preto e em duas cores bem atrativas e dinâmicas, amarelo e laranja.
COMPORTAMENTO DINÂMICO
Em termos dinâmicos, gostámos desde logo da posição de condução, bastante natural e em que os pés não seguem muito avançados, nem as pernas vão demasiado dobradas. As suspensões funcionam bem, sendo mais macia à frente, e o motor oferece bons médios regimes, para uma resposta sempre pronta e agradável, mesmo na cidade. Em estrada aberta temos de puxar por cada uma das relações se quisermos andar depressa, pelo que alcançamos os 120 km/h com alguma facilidade.
As vibrações são poucas e a travagem é bem aceitável nos dois eixos, apesar da manete não ter afinação na distância ao punho direito, pelo que o tato não é o melhor e poderá não ajudar aos menos experientes ou que possuem mãos mais pequenas.
Este é um pequeno contra, assim como o sistema de injeção um pouco brusco na resposta ao acelerador, punho este que também possui um curso bastante elevado. A caixa de velocidades funciona bem e no geral o comportamento dinâmico é positivo, com uma boa distância ao solo em curva, em que apenas não sentimos bem o “pisar” dos pneus Cordial a seco, que dão pouco feeling, mesmo sem termos apanhado qualquer susto. Fica a incógnita de como serão em piso molhado.
Com um bom assento para o passageiro e uma qualidade de construção aceitável, esta SRV 125 apresenta uma boa relação preço equipamento, possui uma condução agradável e é bem bonita, pelo que é mais uma proposta interessante para os amantes deste género de motos. Ou seja, respondendo à pergunta inicial, mesmo sem o fazer com nota máxima, esta SRV 125 passa claramente no nosso teste.
QJ MOTOR SRV 125
MOTOR monocilíndrico, refrigeração líquida, 4 válvulas
CILINDRADA 125 cc
POTÊNCIA 11,0 kW (14,9 cv) @ 9.500 rpm
BINÁRIO 12,1 Nm @7.000 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 14,5 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica convencional, curso de 118 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA 2 amortecedores, curso de 60 mm
TRAVÃO DIANTEIRO disco de 280 mm, ABS
TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, ABS
PNEU DIANTEIRO 90/90-17
PNEU TRASEIRO 140/90-15
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.440 mm
ALTURA DO ASSENTO 720 mm
PESO 150 kg
P.V.P. (desde) 3.390 €