• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Ensaios e Comparativos

Ensaio – Kymco X-Town City 125 – proposta segura

by Redação
Fevereiro 8, 2024
in Ensaios e Comparativos, Novidades - Actualidade
0
Ensaio – Kymco X-Town City 125 – proposta segura

Fonte:Motociclismo

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Kymco está aos poucos a revitalizar a sua gama, e se a DTX 125 (aqui testada no mês passado) é uma scooter bem vanguardista, esta X-Town City joga mais pelo seguro. Uma scooter muito prática e funcional, em especial devido à plataforma plana para os pés, pelo que garante deslocações sempre fáceis nos cada vez mais caóticos centros urbanos.

Normalmente as scooters de 125 cc dividem-se entre aquelas que são totalmente citadinas e as maxi-scooters. Esta X-Town City apresenta características das duas áreas – até no capítulo do preço – pois se é verdade que apresenta dimensões mais volumosas e um maior requinte que as tradicionais propostas totalmente urbanas, por outro, falta-lhe algum equipamento e características técnicas para poder ombrear taco a taco com as maxi-scooters, as automáticas mais luxuosas que podemos encontrar. Na gama Kymco este modelo pode distinguir-se no seguinte aspeto: entre as propostas com plataforma plana para os pés (algo quase em extinção nos dias de hoje), esta é a scooter mais moderna da marca de Taiwan. O que não quer dizer que não vá buscar inspiração a outros modelos do passado.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

PASSADO E PRESENTE

Fonte:Motociclismo

Esta X-Town City é uma scooter de linhas bem agradáveis, apresentando uma decoração em cinza belíssima e faróis espetaculares em LED na dianteira e retaguarda. Mas continuando a observar o modelo com atenção reparamos que existem pormenores já algo antiquados, desde os comandos, passando pelo formato da ignição e até pela instrumentação que é demasiado simples no desenho e conteúdo. Também a geometria do conjunto e posição de condução não esconde a idade do projeto, já que o assento é baixo e a plataforma para pés algo elevada, pelo que as pernas vão algo dobradas e as costas sofrem nos impactos. Também estamos demasiado perto do guiador e o apoio lombar não nos permite chegar mais para trás, o que poderá complicar a tarefa a um utilizador de estatura elevada. Ou seja, esta X-Town City é claramente uma “cara lavada” de uma base Kymco já com provas dadas mas de vários anos no ativo, que deu até origem aos modelos J da Kawasaki, esses sem a tal plataforma plana e que foram entretanto descontinuados.

Com tudo isso acabamos por ter um espaço para os pés que é uma mais-valia, tanto no momento de subir e descer da scooter – principalmente para utilizadores de mobilidade mais reduzida ou público feminino com uma indumentária que não seja calças – como também quando é necessário transportar sacos ou objetos de maiores dimensões, com a ajuda de um gancho para prender. Um saco com várias raquetes de ténis, por exemplo, cabe perfeitamente à nossa frente de uma forma segura.

EQUIPAMENTO E PRESTAÇÕES

Fonte:Motociclismo

Debaixo do assento que possui amortecedor hidráulico o espaço é limitado, pelo que dá para colocar um capacete integral e pouco mais, sendo o local pouco profundo. Na frente existe um porta-luvas sem chave e uma porta USB no centro do guiador, e a instrumentação dificilmente seria mais simples, com dois grandes mostradores analógicos e algumas informações digitais ao centro, embora sem computador de bordo. No assento traseiro o passageiro conta com um bom assento, pegas bem desenhadas e muito espaço.

O MELHOR Plataforma plana para os pés; conforto das suspensões; detalhes estéticos A MELHORAR Ergonomia; nível de equipamento e instrumentação; distância ao solo

Em termos de prestações, este motor de refrigeração líquida e que debita 12,7 cv de potência precisa de fazer bastante rotação para se fazer mover. Por isso também não é o monocilíndrico mais silencioso do mercado, mas garante bons arranques e uma velocidade de 110 km/h, na verdade 120 km/h se a X-Town seguir embalada. Mais importante que isso, o motor tem bastante força e mesmo nas subidas mais pronunciadas em AE aguenta-se bem nos 100 km/h. O acelerador possui um tato muito leve e as manetes possuem regulação na distância aos punhos e um tato suave, o que nem sempre acontece neste segmento ou até noutros mais elevados. O travão dianteiro acaba por ser um pouco esponjoso, mas no geral a potência desaceleradora nas duas rodas, com sistema combinado, é mais que suficiente.

DETALHES E DINÂMICA

Fonte:Motociclismo

Gostámos da presença de “pipos” laterais nas rodas de 13 polegadas, facilitando a verificação da pressão dos pneus que neste caso são da marca CST e que, pelo menos a seco, funcionam bem. As suspensões são macias e bastante confortáveis, e atrás até estão acima da média do segmento em termos de funcionamento. O para-brisas dianteiro oferece bastante proteção mas também uma ligeira turbulência e no geral a dinâmica do conjunto é bastante positiva, com um bom compromisso entre agilidade e estabilidade, em que somente a baixa distância ao solo em curva, a baixa velocidade, condiciona por vezes um ritmo um pouco mais vivo. Em termos de economia, dizer que nas nossas contas feitas na bomba, esta X-Town City gastou exatamente 3 litros por cada 100 quilómetros cumpridos, o que está dentro da média. Uma scooter com diversos aspetos bem positivos mas também algo condicionada devido à idade inicial do projeto, pelo que tudo depende se o utilizador pretende uma automática com plataforma plana para os pés. Se for esse o caso, então este modelo é um caso a pensar! O preço é aceitável, mas por este valor gostaríamos de encontrar nesta scooter alguns detalhes como a ignição keyless, um sistema start&stop ou um computador de bordo na instrumentação.

KYMCO X-Town City 125

Fonte:Motociclismo

MOTOR monocilíndrico, refrigeração líquida

CILINDRADA 125 cc

POTÊNCIA 12,7 cv @ 9.000 rpm

BINÁRIO 11 Nm @ 6.500 rpm

CAIXA automática CVT

QUADRO tubular em aço

DEPÓSITO 10,5 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica convencional de 37 mm, curso de 110 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA duplo amortecedor, curso de 100 mm

TRAVÃO DIANTEIRO disco de 260 mm, pinça de 3 êmbolos, CBS

TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça de 2 êmbolos, CBS

PNEU DIANTEIRO 120/70-13

PNEU TRASEIRO 150/70-13

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS n.d.

ALTURA DO ASSENTO 765 mm

PESO 179 kg

P.V.P. (desde) 4.790 €

Tags: 2024EnsaioKYMCOMotasMotosNoticiasX-Town City 125

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.