Fomos à apresentação da novíssima Kove 450 Rally. Esta é uma das motos mais quentes do momento e que mais está a dar que falar no mundo do todo-o-terreno, prometendo agitar e muito o segmento das motos de aventura.
Porquê? Para além de custar 10.100 € (PVP chave na mão), os argumentos são tantos e tão apetecíveis que o difícil é a pergunta contrária: Porque não? Haters vão dizer que é chinesa, e como é obvio é um assunto que está em cima da mesa, mas antes de falar das suas características não nos podemos esquecer que foram 6 motos desta marca ao último Dakar – considerado por muitos o mais duro dos últimos 10 anos – e acabaram todas a prova, sendo que 3 delas sem problemas. E como sabem, o Dakar é aquela prova espetacular para expor todos os defeitos das motos!
ARGUMENTOS FORTE
Mas porquê tanto burburinho à volta desta moto chinesa? Pois bem, é matriculada, é possível de conduzir com carta A2, tem três depósitos de combustível (29 litros no total), 42 cv de potência, pesa 155 kg com 90% dos fluídos, e depois tem detalhes típicos de uma moto de Rally. Possui 6 pins de aperto rápido para tirar as carenagens da frente, o banco sai da maneira mais rápida e dá acesso imediato à bateria e filtro de ar, a proteção de cárter é em carbono e toda a construção foi pensada para ser sólida, eficiente e o mais prática possível.
SUSPENSÕES
Esta moto ensinou-me algo sobre suspensões. São da marca Yuan, conhecem? Não? Eu também não… Durante a apresentação explicaram-nos o porquê. Primeiro porque é um fabricante de grandes dimensões na Ásia e nós estamos habituados às marcas do costume da nossa pequena Europa. Depois, o pessoal da Kove queria características específicas nas suas suspensões e quando foram bater à porta dos grandes fabricantes, a resposta foi que apenas podiam escolher entre os produtos que tinham no seu catálogo. A Kove não contente com esta resposta decidiu avançar com a Yuan (que aceitou o desafio e fez uma suspensão dianteira e um amortecedor traseiro à medida) e em termos de funcionamento e eficácia estão ao nível de qualquer uma das melhores do mercado como a KYB, Showa, WP entre outras! A moto parece uma lapa… e praticamente não tivemos de ajustar nada. São totalmente ajustáveis na pré-carga da mola, extensão e compressão e são uma maravilha, certamente o ponto mais positivo (dos vários) que esta moto tem. E em termos de durabilidade? Não fazemos ideia, mas temos os dedos cruzados para que vinguem na prosperidade tão bem como funcionam agora.
QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
Ao chegarmos perto da moto, a primeira coisa que todos praticamente fizemos foi, basicamente, bater com a mão nos plásticos para ver se eram fracos. E qual a surpresa de todos? Não são. Assim como tudo o resto, à primeira vista parece ter qualidade, e espero não me arrepender de escrever isto, mas por exemplo no “cockpit”, as manetes de travão e embraiagem, acelerador e seletor de mudanças são bastante sólidos e parece que passaram nos testes de exigência japoneses!
EM ANDAMENTO
A posição de condução é natural, parecendo que já a conhecia e está tudo no sítio como deve ser. O assento é longo, plano e relativamente estreito, com uma dureza e conforto bastante boa. Apesar de ser em pé que passamos a maior parte do tempo, este formato de assento é ideal para todas as posições, seja a acelerar a fundo, seja a rolar confortavelmente, seja para aquelas travagens em pânico bem chegados atrás.
MOTOR E KIT’S
Este motor é um monocilíndrico que, sendo um monocilíndrico, tem as suas questões como todos os outros. Nesta versão base, vem com 42 cc de potência e 35Nm de binário, mas a Kove disponibiliza dois kit´s que incluem uma centralina que aumenta a potência para 40kw e 52 cavalos. O comum dos mortais vai achar que esta potência é suficiente, mas muita gente vai querer ter mais potência. A Kove disponibiliza dois kits, o ‘Factory’ que por 1000 € inclui centralina, escape completo e filtro de ar, e o Kit ‘Factory Full’ que por 7.000 € inclui todo o equipamento de rally, centralina, amortecedor de direção, e escape completo.
PENSAMENTOS FINAIS
Esta moto entrou no mercado e toda a gente está de olho e cética em relação a ela! Mas tendo em conta o que acabei de dizer, os argumentos são fortíssimos. A curto prazo há sempre coisas a melhorar (como em qualquer outra moto), como o facto de não ter proteções nas mãos, ou o menu ter umas traduções para inglês um bocado esquisitas, mas nada que qualquer outra moto concorrente não tenha. Por falar em concorrência, a Yamaha Ténéré que se cuide assim como a KTM 450. Esta moto abre praticamente um novo segmento. Que venha o futuro para sabermos acerca da sua fiabilidade!
KOVE 450 RALLY
MOTOR monocilíndrico, 4 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
CILINDRADA 449 cc
POTÊNCIA 31 Kw @8.500 rpm
BINÁRIO 35 Nm @6.500 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO dupla trave em alumínio
DEPÓSITO 29 litros (inclui depósitos auxiliares)
SUSPENSÃO DIANTEIRA suspensão invertida Yuan ajustável, curso de 305 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor Yuan ajustável, curso de 300 mm
TRAVÃO DIANTEIRO disco de 280 mm, pinça Taisko de 2 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça Taisko de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO 90/90-21
PNEU TRASEIRO 140/80-18
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.475 mm
ALTURA DO ASSENTO 960 mm
PESO 155 kg (inclui gasolina nos depósitos frontais)
P.V.P. desde 9.490 €