• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Ensaio – Harley-Davidson Nightster Special – algo special

by Redação
Março 6, 2024
in Destaque Comércio, Ensaios e Comparativos, Novidades - Actualidade
0
Ensaio – Harley-Davidson Nightster Special – algo special

Fonte:Motociclismo

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Em 2022, na 9ª edição da revista, testámos a Harley-Davidson Nightster na sua versão base. Agora, para esta 21ª, temos o prazer de vos apresentar o teste à versão Special, que conta com algumas adições importantes para os fãs mais puristas da marca norte americana.

Apesar da versão base da Nightster de 2022 ser diferente da atualizada em 2023, a sua génese e base mecânica são idênticas e por isso, a experiência de condução será semelhante. Assim, iremos fazer as devidas comparações com a edição Special tendo por base a moto que testámos no ano passado.

RelatedPosts

VI Harley Mountain 2025: Encontro épico na Serra da Estrela

Experience the Thunder: 31st European H.O.G.® Rally takes over Croatia’s Adriatic Coast with Harley-Davidson

Croácia acolhe a maior celebração europeia da Harley-Davidson: O 31º European H.O.G.® Rally

NIGHTSTER VS NIGHTSTER SPECIAL

Fonte:Motociclismo

A diferença de pouco mais de 1.000 € tem de ser justificada entre a versão base da Nightster e a Nightster Special, por isso, antes de uma análise profunda ao que foi conduzir esta moto, vamos perceber o que as distingue. Começamos pelas rodas, que na versão Special se destacam por um maior número de braços em alumínio, na cor cinza, ao invés da cor preta com menor número de braços que encontramos na versão base. Subindo um pouco o olhar, a proteção de farol despareceu na versão base de 2023 (uma vez que estava presente de série na moto que testámos em 2022), algo que a Special equipa de base. O assento do passageiro também vem de série na versão Special, algo que não encontramos na versão base, assim como o painel TFT que substitui o mostrador analógico que encontramos de série na Nightster base. Contamos ainda com um riser no guiador, para elevar o mesmo cerca de 12 cm na versão Special, algo que se revelou bastante satisfatório na condução. Para terminar, o símbolo da Harley-Davidson presente nas duas versões é diferente, com a Special a integrar o símbolo da marca de Milwaukee num estilo retro dos anos ‘70.

O CORAÇÃO

Quando testámos a Nightster pela primeira vez, na sua versão base, ficámos bastante agradados com a ciclística da moto, mas também com o bloco Revolution Max 975T. Desta feita não foi diferente. Mecanicamente não há qualquer diferença nesta versão Special, por isso o comportamento mantém-se idêntico ao que sentimos há cerca de um ano. Os 89 cv e os 95 Nm de binário máximo respondem bastante bem, principalmente no modo Sport, que revelou ser aquele em que circulámos 90% do tempo, uma vez que no modo Road e Rain temos de rodar em demasia o punho direito para sentir que algo está realmente a acontecer. O grande trunfo deste motor é a capacidade de se alongar e disponibilizar tudo o que tem em praticamente toda a faixa de rotação. De forma expectável, em baixos regimes é onde sofre mais, com alguma vibração, mas acima das 2.500 rpm revelou ter bastante força e vivacidade até ao limite de rotação. À semelhança da versão base, sentimos que a moto continua bastante longa, no que diz respeito às relações de caixa. E estando limitada eletronicamente a 180 km/h, podemos confirmar que em 4ª velocidade é possível chegar ao limitador – testado em circuito fechado e controlado, logicamente.

O MELHOR  Elasticidade do motor, posição de condução, estabilidade  A MELHORAR  Relaçôes de caixa, amortecedor traseiro, modos de condução

O CORPO

Fonte:Motociclismo

Como referido no início, a versão Special mantém-se inalterada no que diz respeito à parte mecânica, e isso inclui, suspensões, travões e tamanha das rodas – apesar das jantes diferentes. Na dianteira contamos com uma suspensão Showa de 41 mm e um único disco de travão de 320 mm com assinatura da Brembo, enquanto na traseira podemos contar com duplo amortecedor e um disco de 260 mm. Tudo isto traduz-se num excelente comportamento em estradas encadeadas, com a suspensão a trabalhar em harmonia com o quadro, para nos fazer ganhar mais e mais confiança a cada curva, sabendo que os travões estarão à altura para qualquer situação, oferecendo bom tato e potência. Nas voltas diárias, também revelou ser bastante confortável, com uma preciosa ajuda do assento, com uma nota menos positiva para os amortecedores traseiros que iriam beneficiar de maior curso para um maior conforto. Conforto é algo que ganhamos com a elevação do guiador em cerca de 12 cm, como referimos no início, proporcionando uma posição de condução mais confortável e natural, sem interferir na forma como conduzimos esta moto.

MAIS TECNOLÓGICA

Referimos anteriormente que a Harley-Davidson equipou a versão Special com um painel TFT a cores, em detrimento do painel analógico que equipa a versão base. Assim, é possível conectar o telemóvel e intercomunicador a esta moto, tornando ainda viável realizar comandos por voz. A disposição da informação é bonita e os comandos de navegação de informação são bastante intuitivos. No que diz respeito a adições tecnológicas temos ainda, de série, sensor de pressão de pneus, possibilidade de desligar o controlo de tração e iluminação full LED – muito eficaz em situações de baixa luminosidade.

ESCOLHA FÁCIL

Fonte:Motociclismo

A Harley-Davidson Nightster Special pode não ter enormes diferenças para a versão base, e talvez para muitos seja difícil justificar os 1.300 € extra. Ainda assim, a versão Special conta com adições que justificam claramente o diferencial de preço, seja por ser possível levar passageiro, como por contarmos com mais tecnologia e uma posição de condução mais confortável. O toque mais vintage desta versão pode também ser um chamativo para os fãs da H-D. No fim do dia, a mecânica é a mesma e continua bem apurada, sendo que a escolha irá recair sobre a mais-valia dos extras desta Special. Entre uma e outra, ficaríamos com a Special.

HARLEY-DAVIDSON NIGHTSTER SPECIAL

Fonte:Motociclismo

MOTOR 2 cilindros em V Revolution Max 975T, refrigeração liquida

CILINDRADA 975 cc

POTÊNCIA 90 cv @ 7.500 rpm

BINÁRIO 95 Nm @5.750 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO tubular em aço

DEPÓSITO 11,7 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica convencional Showa de 41 mm, curso 114 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA duplo amortecedor, curso de 76,2 mm

TRAVÃO DIANTEIRO disco 320 mm, pinça de 4 êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco de 260 mm, pinça de 1 êmbolo

PNEU DIANTEIRO 100/90-19

PNEU TRASEIRO 150/80B16

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.556 mm

ALTURA DO ASSENTO 705 mm

PESO 218 kg

P.V.P. (desde) 18.500€

Tags: 2024Harley-DavidsonMotasMotosNightster SpecialNoticias

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

by Redação
Novembro 28, 2025
0
Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

A Honda tem vindo a alargar de forma consistente a forma como encara os materiais usados nas suas motos, apostando numa combinação de engenharia de base biológica e...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.