A BMW R 1250 R é uma moto que tem passado algo despercebida. Por ser uma naked clássica de linhas “simples” e por ter a seu lado na gama a campeã de vendas R 1250 GS. Mas será mesmo que as grandes naked roadster já perderam o seu encanto juntos dos motociclistas? Espero bem que não, pois esta R é mesmo uma maravilha!
A R 1250 R é isso mesmo, uma moto que não gosta de dar nas vistas. Se fosse um automóvel não teria apêndices aerodinâmicos, pinças coloridas ou grandes ponteiras de escape, mas seria um daqueles carros luxuosos de turismo, com o qual teríamos confiança para dar a volta ao mundo. Esta é uma naked que não precisa de botox nem quer nada disso. Sabe o que vale e é para motociclistas que sabem o que querem que foi construída, mesmo que no final as vendas não sejam enormes.
No fundo, a R 1250 R é uma moto que tem o seu espaço na gama e esperemos que o mantenha, assim como as excelentes R 1250 RT ou a mais desportiva R 1250 RS. Não é que a R 1250 GS não seja também uma moto fantástica, mas para a utilização que muitos motociclistas lhe dão, por vezes poderiam ficar melhor servidos com a moto que se encontra alguns metros ao lado no concessionário. Mas deixemos este assunto para outros fóruns!
CARACTERÍSTICAS E ALTERAÇÕES
Esta moto vem equipada com o motor bicilíndrico boxer já conhecido, de 1.254 cc, refrigeração ar/líquido e que debita 136 cv de potência, com um binário máximo de 143 Nm às 6.250 rpm. Possui as mais recentes atualizações Euro 5 e incorpora o sistema ShiftCam de controlo váriável da árvore de cames, sendo a transmissão final por veio. Na ciclística, em redor do quadro tubular em aço encontramos uma forquilha invertida, um belíssimo monobraço traseiro e amortecedor Paralever, sendo o conjunto de travagem composto por generosos discos de 320 mm e pinças radiais de 4 êmbolos da Brembo. Em termos de números, referir ainda que a distância entre eixos é de 1.512 mm, o assento está colocado a 820 mm do solo e que o depósito é maior que o normal para uma naked, com capacidade para 18 litros de gasolina. O peso do conjunto é de 239 kg em ordem de marcha.
Esta geração da R 1250 R foi melhorada no final do ano passado, pelo que conta com diversas alterações no equipamento de série e opcional. De forma standard temos o farol totalmente em LED (luzes em curva adaptativas opcionais), a instrumentação TFT com conetividade e o controlo de tração (DTC), assim como o ABS Pro e o Dynamic Brake Control (DBC). Os modos de condução são 3 de série (Eco, Rain e Road), e também encontramos um Hill Start Control (HSC), assim como uma tomada de carregamento USB e a chamada de emergência inteligente.
Em termos do que é opcional, temos naturalmente o Dynamic ESA ( a suspensão eletronicamente ajustável com compensação de carga e moto de amortecimento automático), aquecimento dos assentos, pack de peças maquinadas da Option 719 e o escape desportivo. Podemos ainda optar pelos modos de condução Pro e é claro, pelos pacotes Dynamic, Tour e Comfort, com muito equipamento adicional e que normalmente os clientes não dispensam. Era também o caso desta unidade de testes, pelo que o preço (a partir) de 16.441 € rapidamente subiu até ao 21.011 €, também porque montava as luzes em curva adaptativas e mais algumas mordomias. E ainda existem muitos extras disponíveis, destinados a embelezar o conjunto, oferecer espaço de carga, outros assentos, para-brisas, etc. Tudo para conhecerem no site da marca ou no concessionário.
O MELHOR Resposta do motor; comportamento dinâmico; qualidade geral do conjunto A MELHORAR Preço com os opcionais
Ah e recordam-se quando ao referi que esta R 1250 R não gosta de dar nas vistas? Afinal nem é tanto assim, como o comprova a nova decoração Sport ou o facto de podermos escolher uma versão monolugar, ideal para quem gosta de curtir umas curvas sem levar constantemente cabeçadas na zona posterior do capacete!
TUDO FÁCIL
É óbvio que esta R tem desde logo um “contra” que não é defeito, é feitio. A ausência total de proteção aerodinâmica que fará falta aos condutores que realizem bastante autoestrada. Por outro lado, nas pequenas voltas e na cidade sabe bem não termos nada à nossa frente. Somos nós, a moto debaixo de nós e a estrada, juntamente com uma posição de condução muito agradável e correta para todo o tipo de estaturas, pois facilmente nos movimentamos no confortável assento. Tudo é fácil e agradável, num conjunto muito robusto e de elevada qualidade. E é claro, temos um motor forte e emotivo como muitos já conhecerão, com bons baixos regimes e som emocionante, a que se junta uma excelente caixa de velocidades e quickshifter bidirecional a condizer, o que nem sempre conseguimos encontrar em simultâneo na mesma moto.
Foram alguns dias bem passados aos comandos desta roadster, quase sempre no modo Dynamic mas com as suspensões ESA normalmente no Road, pois no Dynamic ficam bastante duras e parecem fazer muito pouco curso, embora seja sempre o gosto pessoal a mandar neste campo. A travagem é forte e com um excelente tato, como é tradição nas BMW e no geral, com os diversos pack instalados temos todo o equipamento que necessitamos e mais algum. E neste “mais algum” encontramos a informação Sport da excelente instrumentação TFT, que nos dá informações sobre ângulos de inclinação, DTC, pressão na travagem, etc. O computador de bordo registou ainda um consumo médio a rondar os 5,4 l/100 km (a andar rapidinho mas sem abusar em AE) e em termos dinâmicos gostámos também dos Metzeler Roadtec 01 que casam muito bem com este modelo, tanto na aderência a seco como provavelmente em piso molhado e também na longevidade. Comprovámos também a excelente iluminação dianteira e o bom lugar para o passageiro, com as respetivas pegas. Na verdade, não houve nada que não tenhamos gostado mesmo nesta R 1250 R. Uma excelente Roadster de alta cilindrada, de muita qualidade e que tanto pode oferecer fáceis deslocações diárias como passeios mais emotivos ao fim de semana.
BMW R 1250 R
MOTOR bicilíndrico boxer, refrigeração ar/líquido
CILINDRADA 1.254 cc
POTÊNCIA 100 Kw (136 cv) @7.750 rpm
BINÁRIO 143 Nm às 6.250 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 18 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida, curso de 140 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor Paralever, curso de 140 mm
TRAVÃO DIANTEIRO dois discos de 320 mm, pinças radiais de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 276 mm, pinça de 2 êmbolos
PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR17
PNEU TRASEIRO 180/55 ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.512 mm
ALTURA DO ASSENTO 820 mm
PESO 239 kg
P.V.P. desde 16.441 € (unidade testada 21.011 €)