A Maeving é um pequeno construtor de motos elétricas no Reino Unido, mas está a expandir-se e está agora a chegar aos Estados Unidos da América onde lançou o seu modelo mais recente: a RM1S, que promete ser uma solução ideal para a mobilidade urbana sustentável.
Com um desenho retro e a tecnologia moderna que a energia elétrica pressupõe, a moto remete para as café racer dos anos 1920. A sua construção usa fibra de carbono nos guarda-lamas, assim como um quadro em aço do tipo berço. A forquilha dianteira não é ajustável, e atrás encontra-se uma suspensão Twin RSU com ajuste em pré-carga.
Os travões são constituídos por um disco quer na roda frontal (240 milímetros), quer na roda traseira (180 milímetros). Quanto ao motor, montado no eixo traseiro, debita uma potência máxima de 4,4 kW e um binário de 160 Nm. A velocidade máxima ronda 72 km/h.
Com uma bateria, é possível percorrer cerca de 64 km, o que duplica para 128 km na opção de duas baterias. O tempo de carregamento é de cerca de 4h10m (ou 2h55m para ir do 0 até 80 por cento). À frente, encontra-se um moderno farol LED. O painel de instrumentos é digital, em mais uma prova de que clássico e retro, a RM1S só tem mesmo o design.
Agora, a Maeving está a entrar no mercado americano, disponibilizando a RM1 apenas para a Califórnia numa fase inicial. É evidente que o pequeno construtor está à procura de crescer e, estando a União Europeia tão próxima do Reino Unido e a dar uma ênfase cada vez maior à mobilidade elétrica, não é de descartar que no futuro a Maeving se alargue ao «Velho Continente». O passo seria lógico; resta esperar para ver se ou quando será dado.